Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Onda de frio derruba temperaturas em MS a partir desta sexta-feira

A partir desta sexta-feira (8), Mato Grosso do Sul será atingido pela 5ª onda de frio de 2025, que deve se estender até o dia 13 de agosto. A queda nas temperaturas será provocada por uma massa de ar polar vinda da Argentina, que vai avançar sobre vários estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. De acordo com o ClimaTempo, a frente fria terá duração prolongada, com vários dias seguidos de mínimas e máximas abaixo do normal. No caso de Mato Grosso do Sul, a expectativa é de que as temperaturas fiquem até 5°C abaixo da média para o período. Além de todo o território sul-mato-grossense, a massa de ar frio também deve atingir São Paulo, boa parte da Região Sul (exceto o extremo sul e o litoral do Rio Grande do Sul), sul e Triângulo Mineiro, sul do Rio de Janeiro, sul de Mato Grosso e o extremo sul de Goiás. O frio intenso deve trazer condições favoráveis para geadas em Mato Grosso do Sul e na região Sul do país, principalmente nas manhãs de sábado (9) e domingo (10).

Shopping Cidade Morena inicia nova fase de construção.

O anúncio da data de início das obras do Shopping Cidade Morena foi recebido com entusiasmo pelos moradores e empresários do bairro Moreninhas. Este empreendimento visa incorporar uma abordagem inclusiva, alinhando-se a uma tendência global de criar espaços que promovam atividades diversificadas para atrair a população. Segundo o Correio do Estado, o bairro Moreninhas está experimentando um significativo crescimento econômico e comercial, impulsionado pelo anúncio do shopping. Além disso, o desenvolvimento de novas vias de acesso ao bairro está estimulando o interesse comercial e imobiliário na área. Empresários locais observam um aumento na demanda por pontos comerciais, e a construtora Tecol, entre outras, planeja novos empreendimentos no bairro, incluindo a construção de um condomínio de 448 apartamentos nos próximos quatro anos. Esse interesse foi potencializado pelo anúncio do shopping, que motivou a compra de terrenos próximos ao futuro empreendimento. Apesar do atraso nas obras do shopping e da nova via de acesso, que estavam planejadas há anos, a retomada desses projetos revitalizou o interesse empresarial pela área. A Tecol, que já desenvolveu um condomínio no bairro, planeja expandir significativamente sua presença em Moreninhas, contribuindo para o crescimento e a valorização da região. O início da construção do Shopping Cidade Morena marca o começo de uma fase promissora para o bairro Moreninhas, prometendo não apenas um centro comercial inclusivo, mas também um impulso considerável para a economia local e o setor imobiliário. Com informações de Correio do Estado / Laura Brasil

Campo Grande amplia monitoramento da leishmaniose visceral canina

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) retomou o levantamento sorológico canino para identificar a circulação da leishmaniose visceral em todas as regiões da Capital. Coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a ação prevê a coleta de 7,4 mil amostras de sangue e permitirá mapear a presença da doença, inclusive em animais sem sintomas, fortalecendo as estratégias de prevenção, controle e proteção da saúde da população. O levantamento faz parte do Plano Municipal de Saúde e prevê a coleta de amostras de sangue de cães distribuídos por todas as regiões da Capital. A iniciativa pretende estimar o percentual de cães infectados pela doença, gerando informações essenciais para fortalecer as ações de prevenção e controle. Os imóveis participantes são escolhidos por sorteio aleatório, com base em mapas de georreferenciamento. A partir dos resultados, é possível identificar quais áreas apresentam maior circulação da doença e compreender melhor o perfil dos animais afetados, permitindo que o poder público direcione estratégias mais eficazes para conter o avanço da leishmaniose. A doença é considerada um importante problema de saúde pública, por afetar cães e também representar risco à população. Por isso, as equipes do CCZ visitam as residências selecionadas, devidamente identificadas com uniforme e crachá, orientam os tutores e realizam a coleta de sangue dos animais para análise laboratorial. Os exames incluem teste rápido e, em casos positivos, a confirmação é realizada por meio do ELISA (Ensaio Imunoenzimático). De acordo com a coordenadora do CCZ, Cláudia Macedo, o estudo permitirá traçar um panorama mais preciso da atual situação da leishmaniose na Capital e, ela reforça que a participação dos moradores é essencial para o sucesso do levantamento. “Conhecer o percentual de cães infectados em cada região é fundamental para entendermos como a doença está se comportando no município. Essas informações vão orientar ações mais estratégicas e eficazes de controle, contribuindo para a proteção dos animais e da população”, destaca Cláudia. Os trabalhos tiveram início em 4 de maio, com previsão de término até o final de julho. As coletas já foram concluídas nas regiões Norte-Segredo e Oeste-Imbirussu, enquanto as equipes seguem, atualmente, na região Oeste-Lagoa. Em caso de dúvidas a respeito do estudo, a população pode entrar em contato com o CCZ pelo telefone (67) 3313-5000.

MS acompanha suspensão de vacina da dengue após alerta nacional

A suspensão temporária da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan também repercute em Mato Grosso do Sul. O Ministério da Saúde anunciou a medida nesta segunda-feira (8) após identificar 42 registros de reações adversas graves em pessoas imunizadas durante a estratégia nacional de vacinação. A decisão tem caráter preventivo e não afeta outras vacinas contra a dengue disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o governo federal, o objetivo é aprofundar as investigações antes de dar continuidade à aplicação do imunizante do Butantan. De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 500 mil pessoas receberam a vacina em todo o país. Entre os casos monitorados, três foram classificados como graves, incluindo duas mortes que ainda estão sendo investigadas. Até o momento, não existe comprovação de que os óbitos ou as demais reações tenham sido causados pela vacina. Durante o anúncio, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que alguns dos eventos registrados não haviam sido observados durante os estudos clínicos realizados antes da aprovação do imunizante. “É um sinal de alerta que recomenda a suspensão temporária da estratégia até a conclusão das investigações”, declarou. Em Mato Grosso do Sul, a vacinação com o imunizante do Butantan começou neste ano e foi direcionada exclusivamente aos profissionais da Atenção Primária à Saúde do SUS. Em fevereiro, o Estado recebeu 7.878 doses destinadas a médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias e demais trabalhadores das unidades básicas de saúde. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que ainda aguarda orientação oficial do Ministério da Saúde sobre a suspensão. Em nota, a pasta destacou que seguirá as recomendações do governo federal e adotará as medidas necessárias conforme os protocolos nacionais forem atualizados. As doses já distribuídas em Mato Grosso do Sul e nos demais estados não serão descartadas. Elas permanecerão armazenadas nas redes de frio até a conclusão das análises conduzidas pelo Ministério da Saúde, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Instituto Butantan. Os órgãos irão avaliar possíveis fatores em comum entre os pacientes que apresentaram reações graves, além das condições de armazenamento, transporte e aplicação das vacinas. Para quem já recebeu o imunizante, a orientação é observar possíveis sintomas nos 21 dias seguintes à vacinação, como febre, dores no corpo, náuseas, vômitos, dor abdominal intensa ou sangramentos. Em caso de qualquer manifestação incomum, a recomendação é procurar atendimento médico imediatamente e informar a data da vacinação. O Instituto Butantan reforçou que a suspensão é preventiva e destacou que continua colaborando com as investigações para avaliar a segurança da vacina e a possível retomada da estratégia de imunização.

Mato Grosso do Sul tem a menor área desmatada do Brasil nos últimos 7 anos

Mato Grosso do Sul tem a menor área de desmatamento sem licença ambiental nos últimos sete anos, entre todas as unidades da federação. Os dados estão no Relatório Anual de Desmatamento 2026 do MapBiomas, uma rede colaborativa que reúne organizações não governamentais, universidades e empresas de tecnologia que analisam dados sobre os biomas e temas transversais. Entre 2019 e 2025 foi suprimida uma área de 368.931 hectares de vegetação nativa no Estado, sendo que desse total, 277.357 hectares estavam legalmente autorizados, conforme dados cruzados pelos pesquisadores do MapBiomas com as licenças ambientais emitidas pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). Essa área representa 75,2% do total desmatado, o maior percentual do País. O Estado tem aumentado significativamente o controle e combatido o desmatamento ilegal ao longo dos anos, conforme demonstram os dados do MapBiomas. Em 2019 a área suprimida com autorização ambiental representava apenas 31,6% da área total desmatada e no ano passado, passou a representar 94,3% desse universo. É o maior percentual do País. O bioma Pantanal, com mais de 84% de sua cobertura vegetal nativa preservada, foi também o que apresentou o segundo menor número de alertas de desmatamento entre todos os biomas brasileiros no ano passado (163) e registrou apenas 12.260 hectares suprimidas. Desse total, 10.042 hectares tiveram licença ambiental emitida, conforme o MapBiomas. “Não há um fator sozinho que explique esse resultado”, ponderou o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Artur Falcette. “Primeiro, a Lei do Pantanal trouxe mais segurança jurídica, mais clareza com relação a alguns aspectos e também reduziu a possibilidade de conversão de novas áreas. A gente tem na lei um conjunto de novas vedações que protegem ambientes específicos do Pantanal. Segundo, a incorporação dos corredores ecológicos na legislação, que passam a ser protegidos e limitam a conversão nessas áreas importantes de integração ecológica”, afirmou. Lei do Pantanal Falcette: consolidação da mentalidade conservacionista Mato Grosso do Sul detém dois terços da área total do Pantanal. O Governo do Estado tem ampliado as ações de controle sobre o território para garantir a preservação da vegetação nativa e sustentabilidade às atividades econômicas desenvolvidas na região. A Lei do Pantanal, em vigor desde fevereiro de 2024, alterou significativamente as normas de conservação, proteção, restauração e exploração ecologicamente sustentável em toda área de uso restrito do Pantanal (AUR-Pantanal). A lei inovou ao definir como áreas de proteção permanente (APP) os landis, as salinas, as veredas e os meandros abandonados (espécies de ilhas por onde passavam rios e que, com a mudança de curso, ficaram cercadas por água). Capões e cordilheiras também receberam proteção especial da área coberta com vegetação arbórea-arbustiva. A lei veda o cultivo de soja, cana-de-açúcar, eucalipto e quaisquer outras culturas exóticas ao meio, excetuando apenas àquelas áreas em que já está consolidado o plantio, que não poderão ser ampliadas nem rotacionado e dependerá de licenciamento ambiental para o replantio. É permitido, entretanto, a atividade da pecuária extensiva nessas áreas, desde que não provoquem nenhum tipo de degradação ambiental. Também estão fora da proibição o cultivo de gêneros alimentícios por agricultores familiares e de culturas não destinadas ao comércio, como forrageiras para o gado. Serviços Ambientais Além de ampliar os ambientes protegidos, o Governo do Estado criou o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) que se traduz num mecanismo eficiente de preservação. Um dos meios do produtor rural receber recursos do Programa é abrir mão das licenças de supressão vegetal legalmente emitidas pelo órgão ambiental. Também pode se comprometer a não desmatar determinada área a qual teria direito legal de fazê-lo, sendo remunerado por isso. No primeiro edital, o PSA Conservação e Valorização da Biodiversidade contemplou 40 produtores rurais com o valor total de R$ 2.961.274,95 que se comprometeram a preservar 112.098,79 hectares de área de excedente de vegetação nativa em suas propriedades. O segundo edital está em andamento. Todas as 23 inscrições foram deferidas e agora as propriedades estão sendo avaliadas pela equipe técnica da Semadesc, sendo previsto a divulgação do resultado final em meados de julho. O secretário Artur Falcette cita, ainda, outra razão para redução do desmatamento ilegal no Pantanal: a consolidação da mentalidade do produtor rural de produzir e preservar. “Por séculos, o homem pantaneiro está acostumado a conviver com o Pantanal de forma harmoniosa”, ponderou. João Prestes, Comunicação SemadescFoto: Bruno Rezende/Secom/Arquivo

Senar MS lança novos cursos voltados à gestão e à sustentabilidade no campo

O Senar Mato Grosso do Sul está com novidades no Portal Senar MS, plataforma de educação online que reúne 50 cursos gratuitos, online e com certificado, voltados à qualificação de produtores rurais, trabalhadores do campo, técnicos e profissionais ligados ao agronegócio. A iniciativa reforça o compromisso da instituição em ampliar o acesso à formação profissional rural, oferecendo conteúdos que contribuem para o desenvolvimento das atividades no campo e para a melhoria da gestão das propriedades. Novidades do mês  Cadastro Ambiental Rural (CAR)Apresenta orientações sobre o Cadastro Ambiental Rural e sua importância para a regularização ambiental dos imóveis rurais, contribuindo para uma gestão mais organizada da propriedade. Controle Biológico de Pragas e DoençasAborda os fundamentos do controle biológico, prática que utiliza organismos vivos no manejo de pragas e doenças, favorecendo uma produção mais equilibrada e alinhada às boas práticas no agro. Princípios da Fertilidade do SoloTrata dos principais fatores relacionados à qualidade do solo, à nutrição das plantas e ao manejo adequado para o desenvolvimento das culturas, apoiando decisões mais eficientes na produção rural. Capacitação acessível para o campo  O Portal Senar MS foi criado para aproximar o conhecimento técnico de quem vive e trabalha no campo. Com formato online, acesso gratuito e emissão de certificado, a plataforma permite que o público se capacite com mais flexibilidade, de acordo com sua rotina e suas necessidades profissionais. Os cursos disponíveis contemplam diferentes áreas ligadas ao setor rural e contribuem para fortalecer a atuação de produtores, trabalhadores e profissionais que buscam mais conhecimento, produtividade e sustentabilidade.Acesse agora: https://bit.ly/4tTeQsU 

ExpoGeek 2026 reúne cultura pop, tecnologia e criatividade em Campo Grande

Evento gratuito movimentou o IFMS com competições, cosplay, games e atrações para todas as idades O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e a FESPMS (Federação de Esportes Eletrônicos e Tecnologia do MS), realizaram em Campo Grande, neste fim de semana mais uma edição da ExpoGeek, evento que reuniu centenas de apaixonados por cultura pop, games, tecnologia e entretenimento em uma programação diversificada e gratuita. Ao longo do dia, o público participou de atividades que combinaram inovação, criatividade e interação, consolidando a ExpoGeek como um dos principais encontros do segmento em Mato Grosso do Sul. Entre as atrações mais concorridas estiveram as competições de e-sports, a Game Jam, o escape room temático e a área free play, que reuniu videogames clássicos e modernos. Os visitantes também puderam aproveitar espaços dedicados aos board games, karaokê geek e atividades voltadas ao universo gamer. No palco principal, os tradicionais concursos e desfiles de cosplay chamaram a atenção do público, reunindo personagens de animes, filmes, séries e videogames. As apresentações de Just Dance também garantiram momentos de descontração e participação coletiva. Outro destaque da ExpoGeek foi o espaço voltado à economia criativa, que reuniu artistas independentes, ilustradores, desenhistas e colecionadores. O ambiente permitiu a exposição e comercialização de produtos autorais, fortalecendo a produção cultural local e incentivando novos talentos. Além do entretenimento, o evento também promoveu a aproximação entre tecnologia, educação e inovação, oferecendo experiências que despertam o interesse dos jovens por áreas ligadas à programação, desenvolvimento de jogos digitais e produção criativa. Com grande participação do público, a edição 2026 reforçou o crescimento da cultura geek em Mato Grosso do Sul e demonstrou a força de eventos que unem conhecimento, inclusão e diversão em um mesmo espaço. A expectativa dos organizadores é que futuras edições ampliem ainda mais a programação e o alcance da ExpoGeek, consolidando o evento como referência regional para fãs de cultura pop, tecnologia e games.

Funsat abre a semana com 1.378 vagas 

A Funsat (Fundação Social do Trabalho) inicia a semana com 1.378 vagas de emprego disponíveis em Campo Grande. As oportunidades são oferecidas por 158 empresas e contemplam 129 profissões diferentes, com atendimentos retomados nesta segunda-feira (8), das 7h às 13h. Entre as vagas anunciadas estão acabador de mármore e granito (5 postos), armador de ferros (4), auxiliar de cozinha (17), conferente de notas fiscais (4), leiturista (5), operador de caldeira (5) e pedreiro (23). Para quem busca uma oportunidade sem experiência anterior, o painel reúne 972 vagas de perfil aberto, modalidade em que as empresas oferecem treinamento remunerado aos candidatos selecionados. Nessa relação aparecem vagas para atendente de lanchonete (20 postos), caseiro (3), motorista de caminhão (6), operador de processo de produção (14) e vendedor interno (4). O público PCD (Pessoa com Deficiência) conta com 57 vagas exclusivas. São 50 oportunidades para auxiliar de confecção, quatro para repositor de mercadorias, duas para empacotador à mão e uma para auxiliar de limpeza. As vagas podem ser consultadas na sede da Funsat, na Rua 14 de Julho, 992, Vila Glória, ou no Polo Moreninhas, localizado na Rua Anacá, 699. Emprega CG terá mutirão com 500 vagas No dia 17 de junho, a Funsat realiza uma edição do Emprega CG no Polo Moreninhas. O mutirão ofertará 500 vagas para funções como operador de telemarketing, repositor de mercadorias, operador de caixa, operador de loja, açougueiro, auxiliar de limpeza, ajudante de depósito, fiscal de prevenção de perdas, balconista de farmácia, perfumista e consultor de vendas. As remunerações variam de um salário mínimo a R$ 3 mil.

Pesquisa aponta diferença de até 266% em produtos de festa junina

Uma pesquisa realizada pelo Procon Mato Grosso do Sul identificou diferenças de até 266% nos preços de produtos típicos das festas juninas vendidos em supermercados de Campo Grande. O levantamento foi feito nos dias 25 e 26 de maio em 13 estabelecimentos da Capital. A maior variação foi registrada na canela em pó de 10 gramas, que apresentou diferença de 266% entre o menor e o maior preço encontrados. Outros itens também tiveram oscilações expressivas, como o amendoim cru de 400 gramas, com variação de 146,43%, o pé de moleque de 306 gramas, com 118,68%, e a cachaça de 965 ml, com 101,37%. A pesquisa também mostrou os preços médios de alguns produtos tradicionais. A paçoca rolha de 210 gramas foi encontrada por R$ 10,38 em média, enquanto a canjica amarela de 500 gramas custava R$ 4,33 e a canjica branca do mesmo peso, R$ 5,54. Segundo o Procon-MS, os valores podem sofrer alterações após o período da pesquisa. Por isso, o órgão orienta os consumidores a comparar preços antes das compras. A recomendação também inclui verificar o prazo de validade dos produtos, exigir a nota fiscal e priorizar estabelecimentos próximos para reduzir gastos com deslocamento. Viviane FreitasCapital News

MS mantém estabilidade nos índices de obesidade infantil e reforça ações de prevenção

SES destaca a importância da vigilância nutricional, da alimentação saudável e da atividade física para garantir o desenvolvimento adequado das crianças O Dia da Conscientização contra a Obesidade Infantil, lembrado na quarta-feira (3), chama a atenção para um problema que impacta a saúde e o desenvolvimento de crianças em todo o país. Associada a fatores como alimentação inadequada, redução da atividade física e aumento dos comportamentos sedentários, a obesidade infantil eleva o risco de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, além de comprometer a qualidade de vida. Diante desse desafio, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) reforça a importância da prevenção e do acompanhamento precoce como estratégias fundamentais para garantir o crescimento e o desenvolvimento saudáveis das crianças. O primeiro passo para identificar e prevenir a obesidade infantil é o acompanhamento regular do crescimento e do desenvolvimento nas unidades básicas de saúde. Por meio de uma avaliação antropométrica simples, com a aferição de peso e altura, os profissionais conseguem identificar o estado nutricional da criança e monitorar possíveis alterações ao longo do tempo. Essas informações são registradas na Caderneta da Criança e permitem acompanhar a curva de crescimento, ferramenta fundamental para detectar precocemente situações de sobrepeso e obesidade. Quando identificadas alterações, as equipes de saúde podem iniciar orientações e intervenções adequadas para cada caso. De acordo com o gerente de Alimentação e Nutrição da SES, Anderson Holsbach, o acompanhamento contínuo é essencial para a promoção da saúde infantil. “A família tem papel fundamental nesse processo. Ao levar regularmente a criança à unidade de saúde, é possível monitorar seu crescimento e desenvolvimento e identificar precocemente qualquer alteração no estado nutricional. Quanto mais cedo ocorre essa identificação, maiores são as possibilidades de promover mudanças que favoreçam a saúde da criança”, explica. Entre os fatores que contribuem para o aumento da obesidade infantil estão as transformações no estilo de vida observadas nas últimas décadas. Se antes as brincadeiras ao ar livre e a prática espontânea de atividades físicas faziam parte da rotina das crianças, atualmente o tempo dedicado às telas ocupa parcela significativa do dia. Somado a isso, o acesso facilitado aos alimentos ultraprocessados tem influenciado diretamente os hábitos alimentares. Produtos como biscoitos recheados, salgadinhos, refrigerantes e bebidas açucaradas apresentam alta densidade calórica e baixo valor nutricional, favorecendo o ganho excessivo de peso. “Vivemos em um ambiente que muitas vezes dificulta escolhas saudáveis. Temos o aumento do acesso aos alimentos ultraprocessados, o encarecimento dos alimentos in natura e minimamente processados, além de comportamentos cada vez mais sedentários. São fatores que compõem o chamado ambiente obesogênico, que favorece o desenvolvimento da obesidade”, destaca Holsbach. O conceito de ambiente obesogênico engloba ainda fenômenos como os desertos alimentares — locais com pouca oferta de alimentos saudáveis —, os pântanos alimentares, caracterizados pela grande disponibilidade de produtos ultraprocessados, e a redução de espaços urbanos destinados à prática de atividades físicas. A prevenção, entretanto, começa nos primeiros anos de vida. O Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos recomenda que não seja ofertado açúcar nessa faixa etária. Além disso, o aleitamento materno exclusivo até os seis meses e continuado, de forma complementar, até os dois anos ou mais, é reconhecido como importante fator de proteção contra a obesidade infantil. Segundo Anderson Holsbach, os hábitos desenvolvidos dentro de casa têm influência direta sobre as escolhas alimentares das crianças. “A criança aprende observando. Quando a família consome frutas, verduras e legumes regularmente, prepara as refeições em casa e valoriza os alimentos in natura, ela contribui para a formação de hábitos mais saudáveis. Incluir as crianças no preparo dos alimentos também fortalece essa relação positiva com a alimentação”, afirma. Dados do SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), referentes às crianças acompanhadas pela Atenção Primária à Saúde em Mato Grosso do Sul, mostram que os índices de obesidade entre crianças de 0 a 5 anos permaneceram estáveis entre 2021 e 2025, com média de 4,92% no período. Em 2021, o percentual foi de 5,90%; em 2022, 4,75%; em 2023, 4,67%; em 2024, 4,50%; e em 2025, 4,77%. Entre as crianças de 5 a 10 anos, também foi observada estabilidade, com discreta redução no percentual de obesidade, que passou de 9,49% em 2021 para 9,04% em 2025. A obesidade grave na mesma faixa etária também apresentou queda, passando de 5,76% para 5,37% no período. Embora os números indiquem estabilidade, a SES ressalta que o monitoramento permanente continua sendo fundamental para evitar o avanço da doença e promover melhores condições de saúde para a população infantil. Como parte dessa estratégia, a obesidade infantil integra os temas prioritários trabalhados pela Secretaria no âmbito do PSE (Programa Saúde na Escola), especialmente nos eixos de promoção da alimentação saudável e incentivo à atividade física. A SES também atua por meio da CAISAN (Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional), estabelecendo metas voltadas à promoção da alimentação adequada e saudável e ao fortalecimento da segurança alimentar e nutricional. Além disso, a Secretaria desenvolve ações de Educação Permanente em Saúde para profissionais dos municípios, fortalece as atividades de Vigilância Alimentar e Nutricional e apoia a implementação da EAAB (Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil), contribuindo para a construção de hábitos mais saudáveis desde a infância. Kamilla Ratier, Comunicação SESFotos: Reprodução Gov BR

Bioparque celebra Semana do Meio Ambiente estimulando a preservação da biodiversidade

Em celebração à Semana Nacional do Meio Ambiente, o Bioparque Pantanal promove, entre os dias 1º e 6 de junho, uma programação especial que reforça a conscientização ambiental e a ciência. O cronograma inclui desde contações de histórias até demonstrações técnicas em um laboratório móvel, onde o público poderá observar larvas e alevinos de peixes reproduzidos no próprio complexo. Além das atividades interativas, o local recebe a intervenção “Nossos Gigantes” , uma parceria com o Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS) que destaca, por meio de exposições, a preservação do tatu-canastra e do tamanduá-bandeira, duas das espécies mais emblemáticas e ameaçadas da nossa fauna. O Núcleo de Educação Ambiental do Bioparque Pantanal (NEA) promove atividades lúdico-pedagógicas que transformam o conhecimento em experiência. Neste mês de junho, o destaque fica para a contação de histórias protagonizada pelos “animais sentinelas” como as ariranhas, onças e jacarés. Os animais sentinelas são indicadores ambientais e encantam crianças e adultos enquanto ensinam sobre sua importância na biodiversidade Por meio de intervenções, experiências interativas e exposições, o público é convidado a mergulhar na riqueza da biodiversidade e a refletir sobre a preservação ambiental. O coordenador pedagógico NEA, Dilan Hugo, explica a importância dessa semana. “Essas datas trazem maior visibilidade à preservação da biodiversidade. Buscamos sempre promover atividades que toquem o lado emocional do visitante, despertando o senso de pertencimento. Ao compreenderem que fazem parte da natureza, as pessoas percebem que proteger o ecossistema é, acima de tudo, proteger o próprio futuro”. Outro destaque da semana Nacional do Meio Ambiente no Bioparque Pantanal é a exposição “Nossos Gigantes”, realizada em parceria com o ICAS, união que fortalece as ações de educação ambiental no complexo. Nesta semana, além de contemplar o circuito de aquários, o visitante poderá compreender a importância do tamanduá-bandeira e do tatu-canastra para os biomas brasileiros. A mostra ressalta medidas práticas de conservação, estratégias de mitigação de acidentes rodoviários com animais silvestres e o papel fundamental das parcerias com produtores de mel na preservação da fauna e da flora, e oferece uma experiência sensorial permitindo visualizar, de forma lúdica, o tamanho real das garras e unhas desses animais. A Diretora-Geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, destaca que a união de esforços é o que faz do empreendimento um local de conhecimento e experiência. “A Semana Nacional do Meio Ambiente é um momento para reforçarmos o nosso compromisso com a vida. A parceria com o ICAS, é fundamental para conectarmos a ciência ao coração dos nossos visitantes, trazendo para dentro do Bioparque Pantanal o trabalho realizado em campo. Nosso objetivo diário é que cada escola, instituição e família que passa por aqui saia com um olhar transformado. Por meio das nossas ações educativas, buscamos plantar uma semente de responsabilidade e encanto, mostrando que o conhecimento é a ferramenta mais poderosa que temos para garantir a preservação dos nossos biomas e um futuro sustentável para todos.” Para o estudante Lucas Contrera, 15 anos, a visita foi uma experiência de aprendizado. “Foi uma experiência muito legal, porque aprendi de um jeito diferente sobre a importância dos animais para o equilíbrio da natureza. As atividades interativas fizeram eu perceber que pequenas atitudes no nosso dia a dia também ajudam a preservar o meio ambiente”. Caio Henrique Romero e Gabriel Issagawa Foto capa: Rosana Moura

Campo Grande recebe 331 equipamentos para modernizar rede de saúde

A rede municipal de saúde de Campo Grande começou a receber 331 novos equipamentos destinados às unidades da Atenção Primária. Os aparelhos foram enviados por meio do programa Novo PAC Saúde, do Governo Federal, com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento e fortalecer os serviços oferecidos à população. Entre os principais benefícios está a ampliação da realização de exames diretamente nas unidades de saúde. A expectativa é reduzir encaminhamentos para outros serviços e acelerar diagnósticos, garantindo mais agilidade no atendimento dos pacientes. Os equipamentos incluem eletrocardiógrafos, aparelhos de ultrassom portátil, retinógrafos, espirômetros digitais, dermatoscópios, otoscópios, dopplers vasculares e desfibriladores externos automáticos. Também foram entregues cadeiras de rodas, balanças profissionais e equipamentos para pequenos procedimentos cirúrgicos. A vacinação também receberá reforço com a instalação de 18 novas câmaras frias para armazenamento de imunizantes. Os equipamentos ajudam a garantir a conservação adequada das vacinas e a manutenção da cadeia de frio na rede municipal. Outra área beneficiada é a reabilitação. As unidades passarão a contar com aparelhos de laser terapêutico, ultrassom para fisioterapia, equipamentos de eletroestimulação e instrumentos voltados à recuperação e fortalecimento muscular dos pacientes. Os consultórios odontológicos da rede pública também serão fortalecidos com a chegada de sete bombas a vácuo odontológicas, ampliando a estrutura disponível para os atendimentos de saúde bucal. Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Vilela, os investimentos representam um avanço na qualidade da assistência prestada à população. “São equipamentos que fortalecem a Atenção Primária, ampliam a capacidade de diagnóstico das equipes e garantem mais eficiência e segurança nos atendimentos realizados nas unidades de saúde”, afirmou. A entrega dos equipamentos ocorreu nesta semana e faz parte dos investimentos do Novo PAC Saúde, programa federal voltado à modernização da infraestrutura do SUS. Com os novos aparelhos, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é ampliar a resolutividade dos atendimentos e qualificar os serviços oferecidos aos usuários.