Micro e pequenas indústrias de Mato Grosso do Sul podem se inscrever no Programa Brasil Mais Produtivo para receber consultorias gratuitas. Até o momento, 44 empresas do Estado se inscreveram, representando 68% da meta. Médias indústrias também podem se inscrever.
No Brasil, 4 mil micro e pequenas indústrias já se cadastraram, atingindo 69% da meta anual. O programa, até 2027, pretende atender 30 mil empresas com consultorias em manufatura enxuta e eficiência energética.
O Brasil Mais Produtivo é coordenado pelo MDIC e executado pelo Senai e Sebrae, com parceiros como ABDI, Finep, Embrapii e BNDES. Empresários devem se cadastrar na Plataforma de Produtividade e escolher consultorias na modalidade “Otimização de processos industriais”.
Para participar, os interessados devem registrar interesse na plataforma, onde também encontram cursos e ferramentas de gestão e produtividade. O Senai e Sebrae, com mais de 1000 consultores, oferecerão diagnósticos para identificar gargalos e melhorias na gestão e produção, além de formação profissional para os funcionários.
A consultoria de eficiência energética busca reduzir desperdícios e consumo de energia em pelo menos 10%, contribuindo para uma indústria mais limpa. O consultor do Senai identifica oportunidades de economia e apresenta um plano de ações.
A consultoria de manufatura enxuta visa aumentar a produtividade em pelo menos 20%, eliminando desperdícios de produção. O consultor do Senai identifica processos críticos e implementa melhorias para aumentar a competitividade da indústria.