Na manhã desta quinta-feira (9), um jatinho de pequeno porte ultrapassou a pista do aeroporto de Ubatuba, no litoral de São Paulo, atingiu a praia e explodiu. O piloto da aeronave morreu no acidente. Outras quatro pessoas que estavam a bordo foram resgatadas com vida e levadas ao hospital.
Segundo a prefeitura, o piloto foi retirado das ferragens em parada cardiorrespiratória, mas não resistiu. Os sobreviventes — um casal e duas crianças — estavam conscientes e estabilizados no momento do resgate. Além disso, três pessoas próximas ao local ficaram feridas, incluindo uma mulher e uma criança na orla, atingidas por destroços.
A aeronave, um Cessna 525, havia partido de Mineiros (GO) e tentava pousar em Ubatuba sob condições climáticas adversas, com chuva e pista molhada. O aeroporto tem uma pista curta, e o avião sofreu uma excursão de pista, ultrapassando os limites no momento do pouso.
A investigação do acidente ficará a cargo do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que já iniciou a coleta de dados no local.
Foto: João Mota/TV Vanguarda