Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram divulgados nesta segunda-feira (13) pelo Ministério da Educação (MEC). Com isso, estudantes de todo o país podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece 4.880 vagas em instituições públicas de Mato Grosso do Sul.
No Estado, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) lidera a oferta, com 1.725 vagas para 125 cursos. A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) disponibiliza 1.288 vagas em 68 cursos espalhados por 14 cidades. Já a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) conta com 947 vagas, enquanto o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferece 920 vagas em cursos superiores de tecnologia, licenciatura e bacharelado, distribuídas em 10 campi.
O Sisu permite que os estudantes escolham até duas opções de curso no momento da inscrição. As vagas são preenchidas de acordo com a nota do Enem e os critérios das instituições. Quem não for selecionado na chamada regular, prevista para o dia 26 de janeiro, pode optar por participar da lista de espera.
As inscrições começam no dia 17 de janeiro e seguem até o dia 25. Para participar, é necessário ter concluído o ensino médio, ter realizado o Enem 2024 e não ter zerado a redação. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site oficial do Sisu, utilizando os dados de acesso ao portal gov.br.