A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que identificaram descontos não autorizados em seus benefícios poderão buscar atendimento gratuito e presencial em 81 agências dos Correios espalhadas por Mato Grosso do Sul.
A iniciativa, que visa atender especialmente quem tem dificuldade de acesso à tecnologia, permite consultar e contestar débitos indevidos, além de acompanhar o andamento das solicitações. Os atendentes foram capacitados para prestar um suporte seguro e humanizado.
✅ Como funciona o atendimento?
Para ser atendido, basta apresentar documento com foto. Não é necessário levar extratos bancários ou contracheques. Em caso de pessoas com mobilidade reduzida, um representante com procuração válida pode realizar a consulta, embora alterações nos dados só possam ser feitas presencialmente pelo titular.
Nas agências participantes, os beneficiários poderão:
- Consultar se há descontos ativos;
- Solicitar contestação de cobranças indevidas;
- Confirmar descontos autorizados;
- Acompanhar o resultado da contestação (disponível em até 15 dias úteis);
- Imprimir protocolo de atendimento com orientações.
A ação é voltada para aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS que se sentiram lesados com fraudes financeiras, muitas vezes associadas a descontos de associações ou serviços não autorizados.
📌 Onde buscar atendimento?
Somente em Campo Grande, 11 unidades dos Correios estão preparadas para o serviço, incluindo agências na Avenida Calógeras, Rua Brilhante, Avenida Afonso Pena e bairros como Moreninha II, Tiradentes, Guanandi e Monte Castelo.
O serviço também está disponível em todos os municípios do estado, com agências em cidades como Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Aquidauana, Paranaíba, entre muitas outras.