Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Campo Grande se destaca em saneamento, mas enfrenta desafios em educação e segurança

Apesar do bom desempenho em saneamento, com 100% da população atendida com água e 97,7% com coleta de resíduos, a educação apresentou resultados abaixo da média dos maiores municípios, caindo para a 78ª posição no ensino fundamental, com média de 5,3 pontos no Ideb.

Campo Grande aparece na 46ª posição do estudo “Desafios da Gestão Municipal” (DGM) de 2023, realizado pela consultoria Macroplan, com indicadores de educação, saúde, segurança e saneamento. Apesar do bom desempenho em saneamento, com 100% da população atendida com água e 97,7% com coleta de resíduos, a educação apresentou resultados abaixo da média dos maiores municípios, caindo para a 78ª posição no ensino fundamental, com média de 5,3 pontos no Ideb.

No setor da saúde, Campo Grande registrou uma taxa de mortalidade infantil de 10,7 por mil nascidos vivos, ocupando a 32ª posição entre os municípios. A cobertura das equipes de atenção básica atingiu 88% em 2023, avanço significativo em comparação aos 36% de 2010. No entanto, a cidade teve baixa posição no quesito de consultas pré-natal, ficando na 53ª posição.

Em segurança, a taxa de homicídios caiu para 18,9 por 100 mil habitantes em 2022, menor que a média nacional, garantindo a 54ª posição. No trânsito, porém, a cidade registrou uma alta taxa de óbitos, alcançando 16,7 por 100 mil habitantes, com motociclistas representando quase metade das vítimas.

No saneamento, além do bom índice de abastecimento de água, Campo Grande ocupa a 5ª melhor posição no país em índice de perdas de água, com 19,8% em 2022. A taxa de atendimento com esgoto foi de 86%, e o tratamento de esgoto atingiu 66,1%, ambos acima da média dos maiores municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *