Entre os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro, Mato Grosso do Sul deve enfrentar chuvas intensas, com volumes diários superiores a 40 mm, segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec). As precipitações poderão vir acompanhadas de tempestades com raios e rajadas de vento, aumentando a chance de que a virada do ano ocorra sob chuva em várias partes do estado.
Essa condição meteorológica é causada por uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e a Argentina, aliada ao calor e à umidade. O Cemtec também destaca o impacto do aquecimento diurno e de cavados em médios níveis da atmosfera, que favorecem a formação de instabilidades climáticas.
Entre os dias 30 de dezembro e 2 de janeiro, as temperaturas mínimas no sul, leste e sudeste do estado devem variar entre 21°C e 24°C, com máximas entre 29°C e 34°C. Já no Pantanal e no sudoeste, as mínimas ficam entre 22°C e 26°C, enquanto as máximas podem chegar a 37°C. Em Campo Grande, os termômetros devem marcar entre 22°C e 32°C.
Os ventos predominam do quadrante norte, com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h. Em alguns momentos, podem ocorrer rajadas acima de 60 km/h, intensificando as condições meteorológicas adversas no período.