Em uma operação conjunta entre a Polícia Federal e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), 20 trabalhadores foram resgatados de condições análogas à escravidão em duas fazendas no Pantanal, próximas a Corumbá, Mato Grosso do Sul. A ação, realizada na terça-feira (6), revelou condições de trabalho e moradia extremamente degradantes.
Os fiscais encontraram alojamentos precários, falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) e ausência de medidas de segurança. Os trabalhadores eram obrigados a realizar suas necessidades no mato, tomar banho de caneca e não tinham acesso a condições mínimas de higiene. As fazendas em questão eram responsáveis pela produção de limões para exportação.
Após a operação, uma audiência extrajudicial foi realizada, onde foram firmados Termos de Ajustamento de Conduta (TACs). A empresa se comprometeu a pagar as verbas rescisórias dos trabalhadores e a melhorar as condições de trabalho, além de garantir o transporte e alimentação para o retorno dos trabalhadores às suas cidades de origem.
A ministra Cármen Lúcia destacou a importância de ações como essa para combater a exploração e garantir condições dignas de trabalho. Essa operação reforça o compromisso das autoridades em combater o trabalho escravo e assegurar condições de trabalho dignas para todos os brasileiros.