Mesmo com a falta de chuvas e o período prolongado de estiagem, o abastecimento de água em Campo Grande segue normal. A Águas Guariroba, responsável pelo fornecimento na cidade, conta com um sistema inteligente e automatizado que garante o atendimento à população. Segundo o gerente de Meio Ambiente, Fernando Garayo, a empresa atua de maneira proativa para enfrentar os desafios climáticos e evitar problemas de abastecimento.
O sistema de Campo Grande utiliza duas captações superficiais, nos córregos Guariroba e Lageado, e 154 poços profundos. Essa diversidade de fontes permite que a cidade mantenha a produção de água, mesmo em períodos de seca. Além disso, o sistema é interligado e automatizado, o que facilita a transferência de água entre diferentes pontos, aumentando a resiliência.
A tecnologia da Águas Guariroba também ajuda a prever a vazão dos córregos e a ocorrência de chuvas com meses de antecedência. Isso permite um planejamento eficiente para garantir que não haja racionamento. Apesar da seca, o consumo de água em agosto se manteve estável, sem registros de interrupção no fornecimento. Apenas em casos de manutenção, podem ocorrer situações pontuais de baixa pressão, conforme destacou o diretor-executivo, Gabriel Buim.