O setor de serviços em Mato Grosso do Sul apresentou uma queda de 2,3% em agosto deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta segunda-feira (14). Esse resultado reflete a desaceleração que o setor vem enfrentando, com destaque para a retração de 14,4% registrada em julho. No acumulado de 2024, o estado já apresenta uma queda de 5,9%, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Nos últimos 12 meses, Mato Grosso do Sul teve uma variação negativa em seu volume de serviços, passando de 2% em julho para -0,8% em agosto. A retração registrada em julho foi a maior do país no período, reforçando a dificuldade do setor em se recuperar. O cenário local é parte de uma tendência nacional, onde o volume de serviços também sofreu uma variação negativa de 0,1% em julho.
Em nível nacional, alguns estados conseguiram resultados positivos, como São Paulo, que registrou um aumento de 4% no setor de serviços. No entanto, o estado de Mato Grosso do Sul está entre os que mais sofreram recuo, junto com Rio Grande do Sul e Mato Grosso, demonstrando a discrepância regional no desempenho do setor em 2024.
Matéria: Bruna Querino