Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Preço dos remédios pode subir até 5% a partir de hoje

A partir desta segunda-feira (31), entra em vigor o novo teto de reajuste dos preços de medicamentos no Brasil. A atualização foi definida pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), que autorizou um reajuste máximo de 5% para este ano. A medida estabelece um limite para o aumento

A partir desta segunda-feira (31), entra em vigor o novo teto de reajuste dos preços de medicamentos no Brasil. A atualização foi definida pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), que autorizou um reajuste máximo de 5% para este ano.

A medida estabelece um limite para o aumento dos valores praticados, com o objetivo de evitar abusos e proteger o consumidor. No entanto, a aplicação do reajuste não é automática. Cabe às farmacêuticas, distribuidoras e estabelecimentos comerciais decidirem se irão ou não aplicar o aumento, dentro dos percentuais autorizados e conforme a concorrência do mercado.

Como será o reajuste por categoria

Os medicamentos são divididos em três categorias, e os percentuais de reajuste variam conforme o nível de concorrência dos genéricos em cada faixa:

  • Nível 1: até 5,06% de reajuste – para medicamentos com ampla concorrência de genéricos (acima de 20% de participação no faturamento).
  • Nível 2: até 3,83% – para medicamentos com concorrência moderada (entre 15% e 20%).
  • Nível 3: até 2,60% – para medicamentos com baixa concorrência (menos de 15%).

O índice autorizado para 2025 é superior ao reajuste de 4,5% aplicado no ano anterior, que havia sido alinhado à inflação.

A tabela completa com os preços máximos permitidos está disponível no site da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *