Nesta segunda-feira (11), o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, visitou a Fazenda Aracoara, onde o Grupo Cutrale está investindo R$ 500 milhões no plantio de 5 mil hectares de laranjas, com planos de expandir para 30 mil hectares. A ausência da praga greening na região torna-a estratégica para a citricultura, permitindo um ritmo acelerado de plantio com cerca de 1.800 árvores sendo plantadas diariamente.
Com a instalação de sistemas de irrigação e energia elétrica, Mato Grosso do Sul se destaca como um destino atrativo para os produtores de citros. A localização estratégica e a ausência do greening, uma doença que afeta pomares em outros estados, são pontos favoráveis. A Fazenda Aracoara já conta com aproximadamente 1 mil hectares plantados e segue em expansão acelerada.
A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) têm implementado políticas rigorosas para garantir a qualidade das plantas, com “tolerância zero” à doença greening. Este esforço reforça a nova divisa de prosperidade em Mato Grosso do Sul, criando um ambiente propício para o crescimento da citricultura no estado.
Foto: Álvaro Rezende/Governo de MS