O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (1º) um novo edital para o programa Mais Médicos, disponibilizando 3.184 vagas em mais de 1.500 cidades brasileiras. As inscrições começam às 7h de terça-feira (2) e vão até as 18h de sábado (6).
Do total de vagas, 20% são reservadas para grupos étnico-raciais e 9% para pessoas com deficiência. Podem participar médicos formados em universidades brasileiras ou com diplomas revalidados no Brasil, médicos brasileiros habilitados no exterior e médicos estrangeiros com habilitação para exercer a profissão fora do Brasil.
Os médicos estrangeiros devem comprovar conhecimento da língua portuguesa e das regras do Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os candidatos devem estar com a situação criminal regular nos últimos seis meses e, para médicos brasileiros, estar em dia com a Justiça Eleitoral.
O governo estima que, com este novo edital, o programa contará com 28 mil médicos atuando em todo o país. Entre os estados, São Paulo tem o maior número de vagas, com 457 oportunidades, seguido por Rio Grande do Sul (276), Ceará (254), Bahia (246) e Paraná (233).
A nova rodada de inscrições busca fortalecer a presença de médicos em regiões carentes, promovendo o acesso à saúde para a população e reforçando a estrutura do SUS em todo o território nacional.