Conforme o Boletim Epidemiológico da dengue, divulgado nesta quarta-feira (19) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), Mato Grosso do Sul já registrou 20.264 casos prováveis de dengue em 2024. Destes, 12.197 casos foram confirmados. O documento também aponta 26 óbitos confirmados devido à doença, sendo a maioria com o sorotipo 2 da dengue (DENV-2).
Além dos óbitos confirmados, outros 13 estão sob investigação. Os pacientes que morreram de dengue em Mato Grosso do Sul residiam em diversos municípios, incluindo Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados e outros. Entre as vítimas, 14 possuíam algum tipo de comorbidade.
Itaquiraí, na região Sul do estado, lidera o ranking dos municípios com alta incidência de casos prováveis da doença nas últimas duas semanas. Outros cinco municípios apresentam média incidência de casos.
No campo da vacinação, o boletim indica que 50.768 doses da vacina contra a dengue foram aplicadas na população-alvo. Mato Grosso do Sul recebeu do Ministério da Saúde um total de 138.351 doses. O esquema vacinal prevê duas doses com intervalo de três meses entre elas, sendo recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.
Em relação à Chikungunya, o estado registrou 4.328 casos prováveis, com 804 confirmações e nenhum óbito. Dados recentes apontam incidência média da doença nos municípios de Itaquiraí, Antônio João e Iguatemi. A SES alerta para que as pessoas evitem a automedicação e, em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, procurem uma unidade de saúde.