O Mato Grosso do Sul enfrentou um dos dias mais secos e quentes do ano neste domingo (14). Campo Grande liderou o ranking nacional de capitais com a menor umidade relativa do ar nas últimas 24 horas, chegando a apenas 14%, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A capital também marcou 37,7 °C de temperatura máxima.
No interior, três cidades ultrapassaram a marca dos 40 °C:
- Aquidauana foi a mais quente do Brasil, com 40,8 °C;
- Porto Murtinho registrou 40,4 °C;
- Coxim marcou 40,3 °C.
Aquidauana ainda teve o menor índice de umidade, com apenas 12%, enquanto Cassilândia, Costa Rica e Coxim oscilaram entre 14% e 15%.
🔥 Estiagem prolongada
O estado atravessa um período de estiagem e os modelos climáticos não apontam melhora significativa até o fim de setembro. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) prevê acumulados de 10 a 70 mm de chuva até o dia 26, com maior concentração no sul, enquanto o norte deve continuar registrando baixos índices.
🌦️ Mudança no tempo
Para terça-feira (16), a formação de uma área de baixa pressão e a presença de um cavado podem trazer aumento de nebulosidade e chuvas isoladas. Há possibilidade de tempestades com raios e ventos fortes, principalmente nas regiões centro-sul e oeste, mas pancadas de chuva não estão descartadas nas demais áreas.