Lia Paiva, mãe de Diego Paiva, filho do ex-jogador Serginho, fez um alerta nas redes sociais após a morte de seu filho, aos 20 anos. Diego faleceu em agosto devido a uma infecção generalizada (septicemia), e Lia acredita que o uso excessivo do cigarro eletrônico (vape) contribuiu para o agravamento da condição pulmonar. Em um vídeo emocionado, ela compartilhou imagens de raio-X mostrando os danos causados ao pulmão do jovem.
Diego lutou pela vida durante quatro dias no hospital, e os médicos acreditavam em sua recuperação, mas ele não resistiu após sofrer um infarto pulmonar. Lia enfatizou que o vape foi um dos fatores que agravaram a septicemia e pediu que os jovens parem de usar o dispositivo, que é proibido no Brasil desde 2009, mas ainda assim é facilmente obtido por contrabando.
Embora proibidos, os cigarros eletrônicos continuam sendo vendidos ilegalmente no país. Especialistas alertam para os graves riscos à saúde, incluindo lesões pulmonares e dependência, comparando o uso do vape ao consumo de 20 cigarros convencionais por dia, o que agrava problemas respiratórios e cardíacos.
Matéria: Bruna Querino