De 7 a 9 de novembro, Cuiabá (MT) será o centro das atenções para o setor mineral com a 2ª edição da Expominério. Reunindo especialistas e autoridades, o evento promete uma agenda robusta de palestras e painéis que discutem os rumos da mineração no Brasil. Um dos destaques da programação é a palestra magna do ex-ministro Aldo Rebelo, conhecido por sua atuação em políticas voltadas para a Amazônia, que ocorrerá no dia 7, às 18h, trazendo insights sobre exploração responsável.
Além disso, Caio Seabra, diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), participará de um painel especial na sexta-feira (8), às 10h45, sobre minerais estratégicos e a transição energética, abordando as oportunidades para o Brasil neste cenário global. Outro ponto alto será o painel com o senador Wellington Fagundes, que discutirá o marco regulatório da mineração e o risco jurídico no setor, juntamente com especialistas em regulação e sustentabilidade.
Nos três dias de evento, serão abordados temas como novas tecnologias para recuperação de ouro fino, tributação, regulação do uso do mercúrio, e os impactos ambientais da mineração, reforçando o compromisso com a inovação e a responsabilidade socioambiental. O último dia contará com um painel sobre a presença feminina no setor, seguido pelo Sarau Expominério, encerrando com integração e troca de experiências entre os participantes.
A Expominério 2024 é patrocinada pelo Governo de Mato Grosso e apoiada por diversas instituições e empresas. Para mais informações, acesse www.expominerio.com.br.
Foto: divulgação