Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conta de luz terá redução parcial, mas cobrança extra segue em outubro

A conta de energia elétrica vai ficar um pouco menos pesada em outubro, mas o alívio será apenas parcial. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a aplicação da bandeira vermelha patamar 1 para o próximo mês, o que significa acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos.

A conta de energia elétrica vai ficar um pouco menos pesada em outubro, mas o alívio será apenas parcial. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a aplicação da bandeira vermelha patamar 1 para o próximo mês, o que significa acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos. Atualmente, vigora o patamar 2, mais oneroso, que vinha pressionando ainda mais o bolso dos consumidores.

De acordo com a Aneel, a mudança reflete uma leve melhora no cenário energético, mas a situação ainda inspira cuidados. A falta de chuvas comprometeu os reservatórios das hidrelétricas, obrigando o acionamento de usinas termelétricas, cuja geração é mais cara. Isso explica a manutenção da cobrança adicional.

A agência também ressaltou que, embora a energia solar contribua significativamente para a matriz elétrica, sua produção é intermitente, o que a torna insuficiente para atender à demanda nos horários de pico, sobretudo à noite. Nessas horas, as termelétricas seguem sendo fundamentais para manter o fornecimento em todo o país.

O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, é uma forma de informar os consumidores sobre as condições de geração de energia e os custos envolvidos. A bandeira verde indica situação favorável, sem custo extra. Já as bandeiras amarela e vermelha (nos patamares 1 e 2) sinalizam maior dificuldade no abastecimento e refletem diretamente na conta de luz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *