O cometa C/2023 A3, também chamado de Tsuchinshan–ATLAS, já está visível no Hemisfério Sul. Ele promete ser um dos grandes eventos astronômicos de 2024. Descoberto em janeiro de 2023, o cometa pode ser visto a olho nu nas próximas semanas, mas isso depende das condições do céu. Por isso, muitos astrônomos estão animados, acreditando que ele pode se tornar o “cometa do século”.
No Brasil, o cometa apareceu no céu a partir de ontem (15). De acordo com o astrônomo Filipe Monteiro, ele ficará mais fácil de ver no final de setembro, especialmente durante o amanhecer. O cometa atingirá sua maior aproximação da Terra em 13 de outubro, quando estará a cerca de 70 milhões de quilômetros.
Ainda assim, a visibilidade do cometa pode mudar. Monteiro explica que o brilho dos cometas é imprevisível. Por isso, pode ser que as pessoas precisem de binóculos ou telescópios para observar o C/2023 A3. Para vê-lo, os observadores devem olhar para o horizonte oeste, perto do pôr do sol. Além disso, é importante escolher locais com pouca poluição luminosa.
Entre setembro e outubro, o cometa transitará pelas constelações de Virgem, Serpente e Ofiúco. Os melhores dias para observar estão próximos, especialmente depois de 22 de setembro. Nessa data, ele poderá ser visto mais claramente no céu.