Éderson, de 24 anos, natural de Campo Grande, foi chamado pela primeira vez para integrar a seleção brasileira de futebol. O meio-campista, que atua pelo Atalanta, da Itália, precisou ser acordado para receber a notícia.
A mãe do jogador, Edilene dos Santos Lourenço, está com o filho na Itália e retornará na próxima semana para Mato Grosso do Sul. Segundo Edilene, foi o irmão de Éderson que o avisou da convocação, ligando e pedindo à mãe para acordá-lo, apesar de já passar da meia-noite.
O jogador tinha esperança de ser convocado na primeira lista do técnico Dorival Júnior, o que não ocorreu. Seu nome apareceu apenas neste domingo, após a Conmebol atender a um pedido da CBF para ampliar a lista de convocados de 23 para 26 jogadores. Para a mãe, a convocação é a realização de um sonho de infância de Éderson.
Em uma postagem no Instagram, Éderson celebrou a convocação, expressando felicidade e gratidão por essa oportunidade. Além de Éderson, foram convocados Bremer, zagueiro da Juventus, Pepê, atacante do Porto, e Rafael, goleiro do São Paulo, que substituiu Ederson, do Manchester City, cortado por lesão.
Éderson foi chamado para os amistosos contra México e Estados Unidos em junho, além da Copa América. A estreia do Brasil está marcada para 24 de junho contra a Costa Rica. O Brasil está no grupo D, juntamente com Paraguai e Colômbia.
Éderson começou a se destacar no futebol brasileiro em 2018 pelo Cruzeiro. Em fevereiro de 2020, foi transferido para o Corinthians e, um ano depois, estava no Fortaleza. Em janeiro de 2022, o jogador foi vendido para a Salernitana, da Itália, e seis meses depois transferido para o Atalanta, onde atua atualmente.
Ele possui em sua carreira os títulos da Copa do Brasil (2018), Campeonato Mineiro (2019) e Campeonato Cearense (2021). Na semana passada, conquistou o segundo lugar na Copa da Itália e, na próxima quarta-feira, disputará o título da Europa League contra o alemão Bayer Leverkusen.