A partir da próxima segunda-feira (4), Campo Grande dará início à campanha anual de vacinação antirrábica com o objetivo de imunizar cerca de 180 mil cães e gatos. A ação é coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e envolverá 64 agentes de endemias, que percorrerão aproximadamente 300 mil imóveis na capital.
Caso o morador não esteja em casa no momento da visita, será deixado um comunicado com orientações para levar o animal até a sede do CCZ e garantir a vacinação.
De acordo com a médica-veterinária Maria Aparecida Conche Cunha, a ação ganha ainda mais importância neste ano, em razão dos nove morcegos diagnosticados com raiva na cidade. “Animais domésticos podem ter contato com morcegos contaminados, aumentando o risco de transmissão”, alerta.
A raiva é uma doença viral grave e geralmente fatal, tanto para animais quanto para seres humanos. Por isso, a vacinação anual é essencial para manter a segurança da população.
Além das visitas domiciliares, a campanha terá dois Dias D com vacinação em pontos fixos espalhados por Campo Grande — as datas serão divulgadas em breve. A vacina também está disponível de forma contínua na sede do CCZ. A abertura oficial da campanha será no Parque Tarsila do Amaral, às 8h da manhã, com o início das ações de campo pelas equipes.