Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ato pelos dois anos de 8 de janeiro marca retorno de obras restauradas e reforça democracia

Nesta quarta-feira (8), o Palácio do Planalto será palco de um ato simbólico em defesa da democracia, marcando os dois anos dos ataques de 8 de janeiro de 2023. A cerimônia contará com a reintegração de obras de arte danificadas durante os atos golpistas, incluindo o relógio de pêndulo do

Nesta quarta-feira (8), o Palácio do Planalto será palco de um ato simbólico em defesa da democracia, marcando os dois anos dos ataques de 8 de janeiro de 2023. A cerimônia contará com a reintegração de obras de arte danificadas durante os atos golpistas, incluindo o relógio de pêndulo do século XVII, restaurado na Suíça.

O evento, dividido em quatro partes, reunirá o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, autoridades políticas, representantes dos poderes e comandantes das Forças Armadas. A programação inclui discursos no Salão Nobre do Planalto e um abraço simbólico à democracia na Praça dos Três Poderes, onde será montado um arranjo de flores com a palavra “democracia”.

Entre as peças restauradas, destaca-se o relógio criado pelo relojoeiro francês Balthazar Martinot. Feito com casco de tartaruga e bronze raro, a obra histórica foi trazida ao Brasil por Dom João VI e simboliza os desafios enfrentados no processo de reparação dos danos causados pelos extremistas.

Além disso, será apresentada a restauração do quadro “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, que havia sido rasgado durante as invasões. A obra, exposta no terceiro andar do Planalto, foi cuidadosamente recuperada para seu retorno ao acervo da Presidência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *