Desde que assumiu a concessão dos serviços de água e esgoto em Campo Grande há mais de duas décadas, a Águas Guariroba tem mantido um compromisso firme com o tratamento integral do esgoto coletado na cidade. Esse esforço contínuo não apenas assegura a preservação do meio ambiente, mas também melhora a qualidade dos recursos hídricos locais, como o córrego Imbirussu, que tem apresentado melhores índices de qualidade após a devolução dos efluentes tratados.
Conforme explica Themis de Oliveira, diretor-presidente da Águas Guariroba, o tratamento eficiente do esgoto é fundamental para garantir a sustentabilidade ambiental. “Nós coletamos, tratamos com qualidade esse esgoto e devolvemos para os córregos de Campo Grande. O efluente entra e melhora a condição do córrego, então nós contribuímos diretamente no meio ambiente e na biodiversidade da Capital”, ressalta Oliveira.
Além de alcançar 100% da população com água tratada e fornecer rede de esgoto para cerca de 93% dos moradores, a Águas Guariroba antecipou em nove anos os objetivos estipulados pelo Marco Legal do Saneamento, que estabelece a universalização desses serviços até 2033.
Hoje, Campo Grande conta com duas estações de tratamento de esgoto (ETEs): a ETE Los Angeles, com capacidade para tratar 900 litros de esgoto por segundo, e a ETE Imbirussu, que utiliza tecnologia pioneira no Brasil para tratar 120 litros por segundo.