Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Agetran descredencia agentes e transfere fiscalização para a Guarda Civil Metropolitana

A Prefeitura de Campo Grande publicou nesta quarta-feira (4), no Diário Oficial do Município (Diogrande), o descredenciamento dos agentes da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), conhecidos como “amarelinhos”.

A Prefeitura de Campo Grande publicou nesta quarta-feira (4), no Diário Oficial do Município (Diogrande), o descredenciamento dos agentes da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), conhecidos como “amarelinhos”. Com a mudança, esses profissionais estão oficialmente impedidos de emitir multas de trânsito, e a Guarda Civil Metropolitana (GCM) assume a fiscalização no município.

O descredenciamento marca o fim de 25 anos de atuação dos amarelinhos na fiscalização do trânsito em Campo Grande. Segundo o texto oficial, os agentes deixam de lavrar autos de infração relacionados a circulação, parada, estacionamento, excesso de peso e dimensões dos veículos. Os servidores agora serão realocados para funções administrativas, como coordenação e capacitação.

A medida ocorre em meio à tramitação de um projeto de lei federal que redefine as funções da categoria. A GCM, que conta atualmente com cerca de 60 agentes treinados e outros 56 capacitados para atuar em fiscalização, encara a mudança como positiva. A nova responsabilidade amplia a atuação dos guardas, que passam a realizar operações, blitz e abordagens com maior autonomia.

Com o apoio do curso de atualização oferecido pelo Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Cetran-MS), a transição é vista como uma modernização na gestão do trânsito da Capital.

Foto: Bruno Henrique

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *