Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Servidoras do TCE-MS realizam exames preventivos em unidade móvel durante ação do Outubro Rosa.

Como parte das ações do Outubro Rosa, servidoras do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) participaram nesta semana de uma iniciativa de prevenção e cuidado à saúde da mulher, com a realização de exames de mamografia e papanicolau em uma unidade móvel da Cassems, estacionada no pátio

Como parte das ações do Outubro Rosa, servidoras do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) participaram nesta semana de uma iniciativa de prevenção e cuidado à saúde da mulher, com a realização de exames de mamografia e papanicolau em uma unidade móvel da Cassems, estacionada no pátio da Corte de Contas.

O ônibus, adaptado com estrutura de centro médico, ofereceu atendimento completo para detecção precoce de câncer de mama e de colo do útero, com profissionais capacitados e equipamentos de diagnóstico de alta precisão.

A ação foi organizada pela Gerência de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida do TCE-MS, com o objetivo de reforçar a importância do diagnóstico precoce e incentivar as servidoras a manterem os exames preventivos em dia.

O médico oncologista Dr. Fabrício Colaccino, coordenador do projeto de prevenção ao câncer do Ônibus da Saúde da Cassems, idealizou o programa para levar ações preventivas ao interior do Estado e democratizar o acesso à detecção precoce do câncer.

“Nosso objetivo é chegar onde muitas vezes o atendimento especializado não chega. O Ônibus da Saúde foi criado para estar próximo da população, oferecendo exames e orientações que podem fazer diferença entre um diagnóstico tardio e uma vida salva”, afirmou Dr. Colaccino.

A mamografia é considerada o exame mais eficaz para identificar alterações nas mamas em estágios iniciais, aumentando as chances de cura. Já o papanicolau permite detectar precocemente alterações nas células do colo do útero, essenciais para o tratamento e a prevenção do câncer.

Durante a campanha, também foram reforçadas orientações sobre o autoexame das mamas, que pode ser feito em casa e ajuda na percepção de sinais como nódulos, mudanças na textura da pele e alterações no formato dos seios.

A iniciativa integra o calendário anual de ações do Tribunal voltadas à promoção da saúde e bem-estar das servidoras, fortalecendo o compromisso da instituição e da Cassems com o cuidado preventivo e a conscientização feminina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *