Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Campo Grande oferece 180 mamografias gratuitas por dia durante Outubro Rosa

Mulheres de Campo Grande contam, até o fim de outubro, com a oferta de 180 mamografias gratuitas por dia em duas unidades de saúde. A ação integra a campanha Outubro Rosa, que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama — o tipo de tumor

Mulheres de Campo Grande contam, até o fim de outubro, com a oferta de 180 mamografias gratuitas por dia em duas unidades de saúde. A ação integra a campanha Outubro Rosa, que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama — o tipo de tumor mais comum entre mulheres no Brasil.

Os exames estão sendo realizados no Hospital de Câncer Alfredo Abrão e no Hospital de Amor. No primeiro, são distribuídas 80 senhas diariamente, a partir das 6h, na Rua Marechal Rondon, nº 1053, região central. Já o Hospital de Amor, localizado na Avenida Vereador Thyrson de Almeida, nº 3103, bairro Aero Rancho, disponibiliza 100 exames por dia.

O público-alvo são mulheres entre 40 e 74 anos ou aquelas a partir dos 30 anos com histórico familiar da doença em idade precoce. Para realizar o exame, é necessário apresentar documento oficial com foto e o cartão do SUS.

Além da mamografia, o Hospital de Amor oferece ainda serviços de cuidado e autoestima, como manicure, cabeleireiro e design de sobrancelhas. “Nosso trabalho vai além da assistência, buscamos acolher, orientar e reforçar a importância da prevenção”, afirma a enfermeira Vívia Tanaka.

Especialistas alertam que o exame é capaz de identificar alterações antes mesmo de sintomas surgirem. “O diagnóstico precoce salva vidas. Muitas mulheres ainda chegam em estágios avançados, quando o tratamento é mais limitado”, explica Sueli Telles, presidente do Hospital Alfredo Abrão.

Histórias de pacientes reforçam a importância da prevenção. A dona de casa Fátima Aparecida de Souza descobriu a doença em exame de rotina, mesmo sem apresentar sintomas. Já a psicóloga Helaine Mariano enfrentou um diagnóstico avançado após dois anos sem se examinar. “Se eu tivesse feito a mamografia anualmente, teria descoberto no início”, relatou.

Casos como esses mostram a relevância de campanhas como o Outubro Rosa, que incentivam o cuidado contínuo com a saúde e ampliam as chances de detectar o câncer de mama em estágio inicial, aumentando as possibilidades de cura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *