Na noite de segunda-feira, 24 de junho, moradores de Mato Grosso do Sul se surpreenderam ao olhar para o céu e ver a lua em tons avermelhados. O fenômeno ocorreu durante a fase cheia da lua e impressionou a todos.
O fotógrafo JD Dervalho, de Aquidauana, a 296 km de Corumbá, conseguiu registrar a lua vermelha usando um telescópio. Corumbá é uma das cidades mais afetadas pelos incêndios na região do Pantanal. Mato Grosso do Sul está em estado de emergência devido aos incêndios, com mais de 3 mil focos registrados entre 1º de janeiro e 24 de junho deste ano. Aproximadamente 627 mil hectares foram queimados em 2024, segundo o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa) da UFRJ.
A mudança de cor da lua é explicada pela meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, como resultado da poluição e dos incêndios no Pantanal. A falta de chuva e a alta concentração de partículas poluentes no ar contribuem para a coloração avermelhada da lua.
A suspensão do ar poluído é intensificada pela baixa umidade do ar, comum durante os períodos de incêndios. Quanto mais poluído o ar, mais vermelha a lua se torna. Josélia observa que esse efeito pode diminuir nos próximos dias, mas a previsão de um inverno seco e com menos chuva que o normal indica que o fenômeno pode se repetir.
O adolescente José Guilherme, de 14 anos, também conseguiu capturar imagens da lua avermelhada em Campo Grande, a 427 km de Corumbá. Utilizando um telescópio, ele registrou o fenômeno, que pode ser visto nas fotos abaixo.