O Sistema Famasul, através do Senar MS, vai participar de um grande movimento organizado pelo Sistema CNA/Senar para reconstruir a agropecuária no Rio Grande do Sul. A iniciativa destinará R$ 100 milhões aos produtores rurais e mobilizará profissionais de campo de outros estados para ajudar as propriedades afetadas pelas enchentes a retomarem suas atividades.
Um comitê central foi montado para orientar os trabalhos nas áreas atingidas. Técnicos de campo e instrutores de todo o país, cerca de 300 profissionais atuantes em diversas cadeias produtivas, serão mobilizados para diagnosticar as áreas, inventariar as perdas, fazer manutenção de maquinários, elaborar planos de ação e apoiar os produtores rurais no retorno das atividades.
Mato Grosso do Sul possui uma extensa rede de técnicos de campo que atendem a 16 cadeias produtivas. Com mais de 400 profissionais de diversas formações e especialidades, essa equipe está preparada para atuar em várias áreas, desde o planejamento para cada propriedade atingida até a recuperação de solo, drenagens e contenções. Esses técnicos já oferecem assistência técnica e gerencial a quase 10 mil produtores em MS e agora estão prontos para ajudar os produtores gaúchos.
A tragédia no Rio Grande do Sul afetou diversas culturas de pequenas, médias e grandes produções. O objetivo é unir forças com as equipes de técnicos e profissionais do Senar/RS e da Farsul, que já estão atendendo os produtores rurais no estado. Neste primeiro momento, o mapeamento das regiões mais críticas está sendo realizado para definir as especialidades mais necessárias em cada área. A assistência do Senar não será limitada aos produtores já assistidos pela instituição.
No início da tragédia, a CNA anunciou uma doação de R$ 2 milhões. O Sistema Famasul também organizou campanhas para arrecadar donativos e recursos que já foram destinados ao Rio Grande do Sul.