Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SES emite alerta sobre riscos das canetas emagrecedoras irregulares em Mato Grosso do Sul

A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) divulgou um alerta à população sobre os riscos associados ao uso de canetas emagrecedoras irregulares, que têm circulado de forma clandestina no Estado, especialmente devido ao fluxo na fronteira com o Paraguai. Segundo a pasta, o tratamento para perda

A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) divulgou um alerta à população sobre os riscos associados ao uso de canetas emagrecedoras irregulares, que têm circulado de forma clandestina no Estado, especialmente devido ao fluxo na fronteira com o Paraguai.

Segundo a pasta, o tratamento para perda de peso deve seguir protocolos clínicos reconhecidos, uma vez que medicamentos sem registro ou controle sanitário representam perigo real à saúde. Versões manipuladas, importadas sem receita ou comercializadas em clínicas, lojas on-line e redes sociais não passam por testes de qualidade e podem conter impurezas, toxinas e até bactérias.

A Coordenação de Vigilância Sanitária Estadual (Cvisa) reforça que o uso desses produtos pode provocar reações adversas severas, intoxicações e até levar à morte.
“Essas canetas importadas irregularmente não têm qualquer garantia de eficácia ou segurança. É fundamental que as pessoas busquem orientação médica e evitem produtos sem origem confiável”, destacou o farmacêutico da Vigilância Sanitária, Alexandre Tutes.

A SES orienta ainda que denúncias sobre comercialização clandestina podem ser feitas pelo Disque Denúncia 181.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *