Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Programa de estágios da Funar atinge recorde em setembro e oferece vagas em várias áreas de atuação

Com 150 estagiários ativos em setembro, a Funar (Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural) alcançou o maior número de participantes desde o início do processo de agenciamento, em 2020. Em 5 anos de atividades voltadas ao fomento da empregabilidade, a agência encaminhou mais de 700 jovens ao mercado. Deste total,

Com 150 estagiários ativos em setembro, a Funar (Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural) alcançou o maior número de participantes desde o início do processo de agenciamento, em 2020. Em 5 anos de atividades voltadas ao fomento da empregabilidade, a agência encaminhou mais de 700 jovens ao mercado. Deste total, 220 só em 2025, número que mostra uma evolução exponencial.

A Agência de Integração de Estágio da Funar atua como ponte entre estudantes e empresas em Mato Grosso do Sul. Vinculada à Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do MS), a iniciativa oferece oportunidades a estudantes de nível médio, técnico e superior, promovendo sua inserção no mercado de trabalho.

Com um banco de dados constantemente atualizado, a Funar recebe currículos e divulga vagas de forma ágil, alinhando o perfil dos candidatos às demandas das empresas e instituições parceiras. Segundo Odair Cruz, assistente administrativo da fundação, o crescimento do programa reflete uma atuação estratégica. “O resultado de setembro é fruto do trabalho consistente da equipe e do apoio do Sistema Famasul. Nossa expectativa é que o crescimento do programa de estágios seja contínuo e sustentável, ampliando cada vez mais o número de estudantes inseridos no mercado de trabalho”, destaca.

Em 2025, a Funar realizou balcões de oportunidades em grandes eventos do setor produtivo como Expogrande, Expoagro e o Pantanal Tech, onde foram cadastrados 234 currículos.

Mikaelle Vieira Amaral, de 25 anos, é estagiária da área Zootecnia em uma fazenda de Santa Rita do Pardo, na região leste de Mato Grosso do Sul, e conheceu o programa por meio de uma amiga. “Vai muito além de aprender, é contribuir com a nossa área de atuação. Eu indico muito que as pessoas conheçam”, afirma.

A atuação vai muito além do meio rural. Os estagiários direcionados pela fundação estão presentes em empresas do setor produtivo, como também em escolas, condomínios, escritórios, e demais áreas da iniciativa privada e instituições públicas, demonstrando a capacidade de conectar estudantes de diferentes formações, como pedagogia, administração, direito, agronomia, informática, entre outras.

Como é o caso do estudante do 2º ano do ensino médio, Fauzi Taha, de 16 anos, que realiza seu estágio administrativo em um condomínio de Campo Grande. Ele destaca a importância da experiência para seu desenvolvimento pessoal. “Minha rotina está sendo perfeita. O estágio tem quatro horas, tem boa remuneração e consigo conciliar com os estudos. Aprendi muito, principalmente com planilhas. Essa experiência tem sido fundamental para meu crescimento pessoal”, conta.

Mesmo com o objetivo de seguir carreira na Medicina, ele reconhece o impacto do estágio: “Vejo a importância de preparar adolescentes para o futuro profissional, e a Funar tem feito isso por mim”.

Apesar de desafios como a rotatividade de estagiários e o desconhecimento de muitos estudantes sobre as oportunidades, a Funar tem ampliado seu alcance com parcerias, ações em redes sociais e universidades. “Mantemos eficiência e agilidade com a seleção cuidadosa de candidatos, elaboração de materiais específicos e proximidade com as instituições de ensino, por meio de visitas frequentes”, explica Odair.

Empresas e estudantes podem se cadastrar

Atualmente, a agência conta com 157 empresas cadastradas, sendo que 60 delas, já atuam com estagiários ativos. O cadastro é gratuito e está disponível na página da Funar, no site da Famasul, onde as empresas podem informar os detalhes das vagas, como período, valor da bolsa e benefícios.

Estudantes com 16 anos ou mais, regularmente matriculados em instituições de ensino, também podem se inscrever diretamente pelo site e acessar as oportunidades disponíveis.

Assessoria de Imprensa do Sistema Famasul – Johnny Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *