Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Policiais de MS passam por capacitação para reforçar cumprimento de medidas protetivas em casos de violência doméstica

Em uma iniciativa para fortalecer a proteção de mulheres vítimas de violência, 62 profissionais – entre policiais militares, civis e servidores do Judiciário – iniciaram nesta terça-feira (2) um curso de formação na Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (EJUD-MS), em Campo Grande. A capacitação prepara os participantes para

Em uma iniciativa para fortalecer a proteção de mulheres vítimas de violência, 62 profissionais – entre policiais militares, civis e servidores do Judiciário – iniciaram nesta terça-feira (2) um curso de formação na Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (EJUD-MS), em Campo Grande. A capacitação prepara os participantes para atuar como oficiais de justiça no cumprimento de medidas protetivas de urgência, como a retirada do agressor do lar e o impedimento de aproximação.

A turma é composta por 42 policiais militares, 12 policiais civis e 8 servidores do Judiciário. Todos se voluntariaram para compor a rede de proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade, e devem começar as atividades até o início de maio.

O curso oferece conteúdo teórico e prático, incluindo noções jurídicas, Lei Maria da Penha, elaboração de certidões judiciais, e orientações sobre como abordar e acolher vítimas. Segundo a juíza Kelly Gaspar Duarte, coordenadora pedagógica da EJUD-MS, o objetivo é garantir o cumprimento qualificado e humanizado das medidas protetivas.

Os dados reforçam a necessidade da ação: só em 2024, já foram registrados cerca de 5.500 boletins de ocorrência por violência doméstica em Mato Grosso do Sul, segundo a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Em 2023, o Tribunal de Justiça de MS (TJMS) expediu aproximadamente 5 mil medidas protetivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *