Na segunda-feira (23), a Polícia Militar Rodoviária (PMR) resgatou mais de 100 filhotes de papagaios e 15 filhotes de maritacas durante uma operação no Posto Fiscal de Foz do Amambai, em Naviraí, Mato Grosso do Sul. Os policiais encontraram os animais amontoados em caixas dentro de um veículo e prenderam o motorista em flagrante. Ele confessou que comprou os papagaios em Ivinhema e pretendia vendê-los em Ponta Grossa, Paraná.
A PMR levou o suspeito para a delegacia da Polícia Civil, onde ele será investigado por crime ambiental. A Polícia Militar Ambiental (PMA) autuou o homem e aplicou as multas previstas, além de garantir os cuidados necessários aos filhotes que estavam sendo transportados em condições inadequadas.
Essa operação faz parte das ações para combater o tráfico de animais silvestres em Mato Grosso do Sul. O tráfico ameaça diversas espécies da fauna brasileira, como papagaios e maritacas, que são frequentemente capturados e vendidos de forma ilegal. As autoridades têm intensificado a fiscalização para proteger esses animais.