Dois paratletas sul-mato-grossenses, Gabriel Rodrigues e Hellen Cordeiro Machado, foram convocados para representar o Brasil no Grand Prix de Judô, que será realizado em Tbilisi, na Geórgia, nos dias 18 e 19 de maio.
Hellen, de 20 anos, é estudante de Educação Física e pratica judô há seis anos. Natural de Fátima do Sul e residente em Campo Grande há mais de 12 anos, a judoca lidera o ranking nacional em sua categoria. Para ela, participar do Grand Prix é uma oportunidade de mostrar o potencial do esporte sul-mato-grossense no cenário internacional. “Eu fui uma das convocadas e isso aconteceu porque estamos fazendo um trabalho de formiguinha, junto com a Sensei Thalita. O próximo passo é focar para o Grand Prix do final do ano em Los Angeles e para as competições que talvez possam surgir. Então, é focar bem, continuar treinando e, se Deus quiser, vai dar tudo certo”, afirmou Hellen.
Gabriel, de 16 anos, é estudante do ensino médio e pratica judô há sete anos. Natural de Campo Grande, o jovem atleta reconhece a importância do apoio do Governo do Estado para seu progresso. “Estar aqui com a seleção adulta é uma oportunidade muito boa para mim. Eu penso em focar no próximo ciclo de 2028. Pegar experiência com a galera que tem ranking, que está competindo há bastante tempo. Trocar experiências mesmo, com a galera mais experiente. Estou muito feliz de estar aqui, bem nervoso também. Mas acho bem legal”, disse Gabriel.
A técnica Anne Thalita Silva, que acompanha os atletas há cinco anos, destacou que a competição na Geórgia é uma etapa importante na preparação para os próximos ciclos olímpicos. “É um evento muito forte, pois todos os atletas que estão brigando por vaga estão aqui. Eles foram escolhidos porque vêm se destacando na base e o pessoal já vem olhando eles para o próximo ciclo”, explicou a treinadora.
Ao todo, 18 atletas brasileiros foram convocados para o Grand Prix de Judô na Geórgia. Este será o último torneio qualificatório para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Embora Hellen e Gabriel não tenham mais chances de se classificar para Paris, a convocação reconhece o potencial dos atletas e serve como preparação para futuras competições internacionais e para o ciclo olímpico de Los Angeles 2028.