Na manhã deste sábado (29), a comunidade Homex participou da oficina Bolha de Sabão, promovida pela Águas Guariroba. Cerca de 50 pessoas aprenderam a produzir sabão em barra, sabão líquido e pasta de alumínio utilizando óleo de cozinha usado. A iniciativa ocorreu para incentivar o reuso sustentável do óleo e capacitar os participantes para a geração de renda extra.
O projeto, voltado para a produção de sabão e outros produtos de limpeza, busca ensinar práticas sustentáveis e criar oportunidades econômicas para a comunidade. Fernanda Lima, analista de Responsabilidade Social da Águas Guariroba, destacou a importância do programa, que conscientiza sobre o descarte correto do óleo de cozinha e oferece uma alternativa ecológica e rentável para as famílias.
“São oficinas que acontecem dentro dos bairros, levando essa conscientização do descarte correto do óleo de cozinha. É um programa aberto para toda comunidade e gratuito, ensinando a fazer o sabão ecológico. Um dos principais objetivos é evitar que o óleo de cozinha usado seja descartado na rede de esgoto, além de criar uma geração de renda extra a essas famílias”, explicou Fernanda Lima.
O Bolha de Sabão é uma extensão do programa “De Olho no Óleo”, que possui pontos de coleta em supermercados e outros parceiros de Campo Grande. Em 10 anos, o programa já evitou o descarte incorreto de mais de 60 mil litros de óleo na rede de esgoto.
A aluna Carla Roberta, uma das participantes da oficina, compartilhou suas expectativas: “A minha expectativa é tentar comercializar e gerar uma renda com o sabão. Agora com as aulas, vou tentar produzir em casa e fazer para revender”.