A ponte da Rota Bioceânica, que conectará Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta (Paraguai), está 52% concluída e tem previsão de finalização para novembro de 2025.
Essa informação foi divulgada durante uma reunião virtual do GT-14, grupo de trabalho composto por autoridades do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. O grupo coordena projetos de infraestrutura que visam promover a integração física e logística no Mercosul.
Na reunião, realizada a partir de Assunção, Paraguai, na segunda-feira (3), discutiu-se o andamento de várias obras prioritárias, incluindo a Ponte Bioceânica sobre o Rio Paraguai entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta, a Ponte da Integração sobre o Rio Paraná entre Presidente Franco (Paraguai) e Foz do Iguaçu (Brasil), e o Corredor Bioceânico Viário (CBV). O secretário Jaime Verruck, da Semadesc, confirmou que 52% das obras na ponte de Porto Murtinho estão concluídas, com previsão de término em 26 de novembro de 2025.
Outro ponto destacado foi o andamento do acesso de 13 km que liga a BR-267 até a ponte. O DNIT informou que as obras de acesso devem começar no próximo mês, e um cronograma sincronizado para 2026 será estabelecido para consolidar a Rota Bioceânica.
O Paraguai também manifestou interesse em construir uma ponte sobre o Rio Picomail, entre Pozo Hondo e Mission de La Paz, utilizando recursos próprios. Esse projeto foi apresentado aos argentinos, e um acordo deve ser feito. Outro projeto discutido foi a construção de um gasoduto no Corredor Bioceânico, proposto pelo Paraguai, para conectar com o gasoduto Brasil-Bolívia.
A reunião também abordou questões de conectividade digital, dificuldades no transporte aéreo e as potencialidades da hidrovia Paraguai-Paraná.