Após o controle parcial das chamas que atingiram o Assentamento Canaã desde a última sexta-feira (12), um novo incêndio foi registrado nesta quarta-feira (17) na Morraria do Sul, em Bodoquena, e ameaça novamente o Parque Nacional da Serra da Bodoquena.
De acordo com Sandro Pereira, chefe da unidade do ICMBio, embora o fogo no Canaã esteja controlado, há risco de retorno caso as temperaturas aumentem. Agora, equipes do Corpo de Bombeiros, brigadistas e moradores se dividem entre o combate no assentamento e na nova frente de fogo.
Incêndio no Canaã
O fogo começou após uma moradora queimar folhas secas no quintal. As chamas se espalharam rapidamente por propriedades e áreas ambientalmente protegidas. A dimensão da área destruída ainda está em levantamento.
Penalidades
Segundo o comandante da Polícia Militar Ambiental de Miranda, Gesner Batista Ramos, provocar incêndios em florestas pode resultar em pena de até 4 anos de prisão e multa de R$ 3 mil por hectare. Em casos culposos, a punição é de até 1 ano de detenção, além da multa.