Um barco superlotado com 278 passageiros virou no Lago Kivu, no leste da República Democrática do Congo, nesta quinta-feira (3), causando pelo menos 78 mortes. O acidente ocorreu a cerca de 700 metros da costa de Goma. O governador da província de Kivu do Sul, Jean Jacques Purisi, informou que 60 pessoas foram resgatadas com vida e que ainda estão em busca de corpos.
Sobreviventes foram levados ao hospital Kyeshero, em Goma. Entre eles, Neema Chimanga relatou que o barco começou a encher de água no meio do trajeto, e apesar das tentativas de controlar a situação, foi preciso se jogar na água para sobreviver. Outro sobrevivente, Alfani Buroko Byamungu, descreveu a cena de pânico, com mulheres e crianças afundando na água enquanto ele também lutava para sobreviver.
As causas do naufrágio estão sendo investigadas, mas a superlotação e a falta de medidas de segurança são apontadas como possíveis fatores. O governador afirmou que o barco não possuía coletes salva-vidas e estava sobrecarregado. As autoridades locais prometeram medidas para melhorar a segurança na navegação e responsabilizar os envolvidos.