Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MS intensifica vacinação contra sarampo após surto em regiões de fronteira

Diante do aumento de casos de sarampo em países vizinhos, a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) lançou a campanha “MS Vacina Mais: Sarampo”, com ações intensificadas de vacinação em todos os 79 municípios do estado. A campanha segue até 31 de agosto, com o “Dia

Diante do aumento de casos de sarampo em países vizinhos, a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) lançou a campanha “MS Vacina Mais: Sarampo”, com ações intensificadas de vacinação em todos os 79 municípios do estado.

A campanha segue até 31 de agosto, com o “Dia D” de mobilização marcado para 30 de agosto. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (28) e visa prevenir a reintrodução do vírus em território sul-mato-grossense, especialmente diante da situação de alerta nos países da fronteira.

De acordo com a resolução, será oferecida a dose zero da vacina contra sarampo para crianças de 6 a 11 meses e realizada a vacinação seletiva de pessoas entre 12 meses e 59 anos, conforme histórico vacinal.

A intensificação leva em conta a declaração de emergência de saúde pública na Bolívia, que já confirmou 269 casos da doença até 8 de agosto, além de notificações no Paraguai. A nota técnica do Programa Nacional de Imunizações ainda destaca os riscos representados pelo aumento de surtos na Argentina e nos Estados Unidos, países com alto fluxo de viajantes para o Brasil.

Em Mato Grosso do Sul, até a semana epidemiológica 32, foram notificados 29 casos suspeitos, dos quais 25 foram descartados e 4 seguem em investigação.

A SES determinou que os municípios elaborem cronogramas de vacinação e entreguem os relatórios consolidados até 12 de setembro, reforçando o compromisso com a prevenção e o bloqueio do sarampo, doença considerada eliminada no Brasil até sua reintrodução em 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *