Diante do aumento de casos de sarampo em países vizinhos, a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) lançou a campanha “MS Vacina Mais: Sarampo”, com ações intensificadas de vacinação em todos os 79 municípios do estado.
A campanha segue até 31 de agosto, com o “Dia D” de mobilização marcado para 30 de agosto. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (28) e visa prevenir a reintrodução do vírus em território sul-mato-grossense, especialmente diante da situação de alerta nos países da fronteira.
De acordo com a resolução, será oferecida a dose zero da vacina contra sarampo para crianças de 6 a 11 meses e realizada a vacinação seletiva de pessoas entre 12 meses e 59 anos, conforme histórico vacinal.
A intensificação leva em conta a declaração de emergência de saúde pública na Bolívia, que já confirmou 269 casos da doença até 8 de agosto, além de notificações no Paraguai. A nota técnica do Programa Nacional de Imunizações ainda destaca os riscos representados pelo aumento de surtos na Argentina e nos Estados Unidos, países com alto fluxo de viajantes para o Brasil.
Em Mato Grosso do Sul, até a semana epidemiológica 32, foram notificados 29 casos suspeitos, dos quais 25 foram descartados e 4 seguem em investigação.
A SES determinou que os municípios elaborem cronogramas de vacinação e entreguem os relatórios consolidados até 12 de setembro, reforçando o compromisso com a prevenção e o bloqueio do sarampo, doença considerada eliminada no Brasil até sua reintrodução em 2018.