Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MS entra em programa nacional que facilita contratação de professores

Mato Grosso do Sul está entre os 22 estados que aderiram à Prova Nacional Docente (PND), nova iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que busca modernizar e qualificar a contratação de professores para escolas públicas. A avaliação será aplicada no dia 26 de outubro de 2025, com inscrições abertas entre

Mato Grosso do Sul está entre os 22 estados que aderiram à Prova Nacional Docente (PND), nova iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que busca modernizar e qualificar a contratação de professores para escolas públicas.

A avaliação será aplicada no dia 26 de outubro de 2025, com inscrições abertas entre 14 e 25 de julho, no site oficial da PND. A prova funcionará como uma pré-seleção de candidatos, podendo ser usada por estados e municípios como etapa de concursos públicos ou processos seletivos para 2026.

🧑‍🏫 Como funciona

A PND não é um concurso, mas sim uma ferramenta nacional que ajuda a selecionar candidatos com bom desempenho para futuros certames locais. Cada rede de ensino poderá optar por usar a nota da PND como única fase ou combiná-la com outras etapas, como prova prática ou análise de currículo.

Além de reduzir custos com concursos públicos, a proposta pretende aumentar o número de professores efetivos, promover a valorização do magistério e melhorar a qualidade do ensino em escolas públicas de todo o país.

📅 Próximos passos

  • As redes de ensino têm até 10 de julho para informar ao MEC como utilizarão os resultados em seus processos seletivos.
  • Os candidatos poderão consultar os municípios participantes diretamente no portal do Ministério da Educação.

A PND integra o programa Mais Professores para o Brasil, voltado à formação e valorização dos profissionais da educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *