O Governo de Mato Grosso do Sul anunciou na última quinta-feira (28) medidas emergenciais para combater a crise de falta de água que afeta as aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados. Após reuniões com lideranças indígenas e representantes federais e estaduais, ficou definido que dois poços artesianos serão perfurados até março de 2025.
Enquanto as obras estão em andamento, caminhões-pipa abastecerão diariamente as comunidades, garantindo acesso à água potável para mais de 20 mil indígenas. A ação emergencial representa um investimento de R$ 490 mil, incluindo recursos de emenda parlamentar.
O plano inclui também o comprometimento do Governo Federal em perfurar quatro novos poços e fornecer caixas d’água para armazenagem. Estudos e licitações já estão em andamento, visando soluções estruturais para o abastecimento contínuo na região.
Para monitorar o progresso, foi criada uma comissão com a participação de lideranças indígenas e órgãos como a Funai e a Sesai. Além disso, está prevista uma ação de saúde mental destinada às famílias impactadas pelo confronto ocorrido na rodovia MS-156 na última semana.