Na tarde de quinta-feira (26), um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de mata nativa pertencente à 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea do Exército em Três Lagoas, a 327 quilômetros de Campo Grande. As chamas, alimentadas por fortes rajadas de vento, causaram pânico entre os moradores próximos, especialmente na Rua João Gonçalves de Oliveira e na Avenida Capitão Olinto Mancini.
Apesar do susto, ninguém se feriu. O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou caminhões pipa para combater o fogo. Segundo informações preliminares, um raio pode ter sido a causa do incêndio, mas a situação ainda está sendo investigada pelas autoridades.
Queimadas em áreas de mata ou terrenos baldios são consideradas crimes ambientais, com multas que podem chegar a R$ 9,6 mil. Denúncias podem ser feitas à Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais (Decat) ou diretamente à Polícia Militar Ambiental (PMA). Além disso, a região enfrenta os menores índices de umidade do ano, com registros de apenas 12%, agravando o risco de incêndios.