Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Exportação de grãos e apicultura em alta impulsionam economia de MS

Até setembro, o estado exportou cerca de 1,2 milhões de toneladas de soja, com 87% do volume destinado à China, conforme explicou o analista de economia do SenarMS, Jean Américo.

Os destaques do Agro em Pauta desta semana, publicado pelo Sistema Famasul, apontam para o fortalecimento da economia de Mato Grosso do Sul com a exportação de grãos e a colheita de mel. Até setembro, o estado exportou cerca de 1,2 milhões de toneladas de soja, com 87% do volume destinado à China, conforme explicou o analista de economia do SenarMS, Jean Américo. O principal porto de escoamento foi o de Paranaguá, no Paraná.

Além da soja, aproximadamente 800 mil toneladas de milho foram exportadas no mesmo período, gerando 3,9 bilhões de dólares em receita para o estado. Os portos de São Francisco do Sul e Santos desempenharam um papel importante no escoamento do milho, que teve como principais destinos a China e a Coreia do Sul. Esse volume exportado representa ganhos significativos para a economia local.

Na apicultura, a colheita de mel está em andamento, com boas expectativas após dois anos de seca que afetaram a produção. O supervisor técnico do Senar/MS, Marcos José Wolf, destacou que a produção atual indica uma oferta significativa de mel silvestre de qualidade, trazendo um bom retorno para os produtores. Mato Grosso do Sul ocupa a 14ª posição entre os maiores produtores de mel do Brasil, com mais de 40 mil colmeias, sendo Três Lagoas o principal município produtor.

Atualmente, o Senar/MS oferece assistência técnica a 390 apicultores no estado, promovendo o desenvolvimento do setor. Para os que ainda não recebem esse apoio, a orientação é procurar o sindicato rural do município para conhecer os serviços disponíveis e garantir melhores resultados na produção.

Matéria: Bruna Querino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *