O Hemosul de Campo Grande emitiu um alerta crítico devido ao baixo estoque de sangue, especialmente dos tipos O positivo (O+) e O negativo (O-), que se encontram em situação de emergência. Atualmente, o centro possui apenas 9% das bolsas de sangue necessárias para O+ e 24% para O-. A situação é alarmante, já que o estoque ideal para atender a demanda diária é de 245 bolsas, mas a unidade conta com apenas 21 no momento.
A queda acentuada nas doações tem sido atribuída, em parte, ao frio intenso registrado nos últimos dias, que afastou os doadores. No plantão de sábado (10), por exemplo, foram arrecadadas apenas 50 bolsas, muito abaixo das 150 normalmente esperadas.
Para reverter essa situação, o Hemosul está convocando a população para doar sangue com urgência. A doação pode ser feita nas unidades do Hemosul em Campo Grande, incluindo a sede principal na Avenida Fernando Corrêa da Costa, o Hemosul no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), e a unidade na Santa Casa. É necessário ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 51 kg e levar um documento oficial com foto.
Doar sangue é um ato de solidariedade que salva vidas, e o Hemosul enfatiza que não existe substituto para o sangue. A contribuição de cada doador é essencial para garantir que os pacientes em situação de emergência possam receber o tratamento necessário.