Os estudantes que perderam o primeiro dia do Enem 2024 devido a problemas de saúde, logística ou doenças infectocontagiosas têm até o dia 15 de novembro, às 22h59 (MS), para pedir a reaplicação da prova. O novo exame será realizado nos dias 10 e 11 de dezembro. O pedido deve ser feito pelo site oficial do Enem, e o Inep analisará as solicitações caso a caso.
Aqueles que faltaram devido a doenças contagiosas, como Covid-19, varíola dos macacos, sarampo, e outras previstas no edital, podem pedir para refazer a prova. O mesmo direito se aplica a participantes que enfrentaram problemas de infraestrutura nos locais de aplicação, como falta de energia ou erros no procedimento que comprometeram o exame.
A solicitação é exclusiva para o portal do Enem e deve ser feita com cuidado, pois os dados e documentos enviados não poderão ser alterados após o envio. Além disso, o Inep informa que recursos como videoprova em Libras e leitor de tela não serão oferecidos na reaplicação, embora o suporte com tradutor de libras e leitura de prova seja garantido.
Vale lembrar que indisposição ou problemas de saúde momentâneos que ocorreram durante a aplicação e levaram à interrupção da prova não são motivos para reaplicação.