O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) informou que 91,5 mil processos de primeira habilitação estão ativos e vencem em 31 de dezembro de 2024. A demanda acumulada é resultado de processos iniciados entre 2019 e 2023, atrasados devido à pandemia.
O processo de formação de condutores inclui exames médicos, aulas teóricas e práticas, além de provas realizadas pelo Detran. Nos primeiros seis meses de 2024, 15.733 CNHs foram emitidas a partir desses processos de primeira habilitação.
Lina Zeinab, gerente de exames de habilitação do Detran-MS, aconselha que candidatos com processos em andamento procurem seus Centros de Formação de Condutores (CFC). “Já habilitamos 11.700 condutores dessa demanda represada nos últimos seis meses. Os agendamentos estão ocorrendo normalmente, e ainda não há necessidade de atendimentos extras. Candidatos devem se programar e concluir seus processos dentro do prazo”, afirmou Zeinab.
Os roteiros dos exames teóricos e práticos em Campo Grande e no interior do estado estão disponíveis no site do Detran-MS, na seção “Roteiro de Exames”.
O Detran-MS também destacou que é comum candidatos abrirem processos para categorias A e B, mas não concluírem ambas. Nesses casos, é possível solicitar a desistência de uma das categorias no CFC ou diretamente no Detran-MS.