Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Delegação brasileira feminina predomina nos Jogos Olímpicos de Paris

Nos Jogos de Paris deste ano, 277 atletas brasileiros competirão em 39 modalidades, sendo 153 mulheres, o que representa 55% do total

A primeira Olimpíada com igualdade de gênero entre os atletas também será a primeira em que a delegação brasileira será majoritariamente feminina. Nos Jogos de Paris deste ano, 277 atletas brasileiros competirão em 39 modalidades, sendo 153 mulheres, o que representa 55% do total. Mariana Mello, gerente de planejamento e desempenho esportivo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e subchefe da Missão Paris 2024, destaca a possibilidade de o Brasil ter mais medalhistas mulheres do que homens pela primeira vez.

Nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, as mulheres brasileiras já mostraram seu potencial, superando os homens em número de medalhas. Este desempenho é respaldado por recentes conquistas de atletas olímpicas como Rebeca Andrade, Beatriz Ferreira, Rayssa Leal e Ana Marcela Cunha, que alimentam as expectativas para os Jogos de Paris.

A maior participação feminina em Olimpíadas anteriores foi em Atenas, em 2004, com 49,4%, e em Tóquio, em 2021, com 47%. Esse aumento na participação feminina é resultado de esforços do COB e das Confederações Brasileiras de modalidades olímpicas desde os Jogos do Rio 2016. Em 2021, o COB criou a área Mulher no Esporte, focada em desenvolver políticas, programas e projetos para promover o esporte feminino e criar mais oportunidades para atletas, treinadoras e gestoras.

Além de maior representação individual, as atletas brasileiras também ganharam espaço em esportes coletivos. Elas disputarão no futebol, vôlei, handebol e rugby sevens, enquanto os homens se classificaram apenas no vôlei e basquete. Este avanço reflete um investimento específico no esporte feminino nos últimos dois ciclos olímpicos, impulsionado pelo COB após identificar uma oportunidade de crescimento.

Abaixo, a lista das mulheres que representarão o Brasil na Olimpíada deste ano. Na natação, Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut competirão na prova de 10km. No atletismo, destacam-se Ana Carolina Azevedo nos 100m e 200m e Érica Sena nos 20km de marcha atlética. Entre outras modalidades, Beatriz Haddad Maia competirá no tênis, e Rayssa Leal, no skate street. Este grupo diversificado e talentoso ilustra o crescimento e a força do esporte feminino brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *