Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cresce número de fumantes no Brasil pela 1ª vez desde 2007, alerta Ministério da Saúde

Após quase duas décadas de queda, o Brasil registrou um aumento preocupante no número de fumantes adultos. Segundo dados preliminares do Ministério da Saúde divulgados nesta quarta-feira (28), a taxa de fumantes passou de 9,3% para 11,6% em 2024. O levantamento foi feito nas capitais e no Distrito Federal e

Após quase duas décadas de queda, o Brasil registrou um aumento preocupante no número de fumantes adultos. Segundo dados preliminares do Ministério da Saúde divulgados nesta quarta-feira (28), a taxa de fumantes passou de 9,3% para 11,6% em 2024. O levantamento foi feito nas capitais e no Distrito Federal e apresentado em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio).

Esse é o primeiro crescimento da série histórica iniciada em 2006. Entre os homens, o índice subiu de 11,7% para 13,8%. Entre as mulheres, foi de 7,2% para 9,8%.

🚬 Alerta aceso entre os jovens

De acordo com Letícia Cardoso, diretora do Departamento de Doenças Crônicas do Ministério, o aumento já havia sido identificado entre jovens de 18 a 34 anos em 2023, e agora aparece na média nacional. Ela defende a adoção urgente de políticas públicas mais duras voltadas à prevenção.

A pesquisa também revelou que o uso de cigarros eletrônicos está em alta entre as mulheres, dobrando de 1,4% para 2,6%. Apesar da proibição da Anvisa desde 2009, os vapes seguem ganhando espaço, especialmente entre o público jovem.

💸 Custo social maior que o lucro

Durante o evento, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelou que o custo do cigarro para o sistema de saúde é cinco vezes maior que a arrecadação de impostos sobre o produto. Em 2019, houve uma morte associada ao cigarro para cada R$ 156 mil de lucro com a venda legal do produto.

Entre os fatores que contribuíram para o aumento do tabagismo, destacam-se:

  • Congelamento do preço dos cigarros por 8 anos;
  • Uso de aditivos com sabores atrativos para jovens;
  • Tributação defasada sobre produtos derivados do tabaco.

O Ministério da Saúde pretende ampliar as ações de combate ao tabagismo e estender os levantamentos epidemiológicos para além das capitais, com o objetivo de conter a tendência de alta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *