A cidade de Coxim, localizada na região norte de Mato Grosso do Sul, comemora nesta sexta-feira (11) seus 127 anos de emancipação político-administrativa com uma agenda repleta de atividades culturais, esportivas e religiosas. Com mais de 32 mil habitantes, o município marca a data com celebrações que incluem desfile cívico, shows musicais, cavalgada, eventos esportivos e a inauguração do Cine Coxim.
As origens de Coxim remontam ao século XVII, quando bandeirantes paulistas chegaram à região habitada pelos povos Caiapós. O município teve papel estratégico como rota até as minas de ouro de Cuiabá, destacando-se pelos rios Pardo e Coxim — este último deu nome à cidade.
A emancipação foi oficializada em 1992, pela Lei Estadual nº 1262, que elevou Alcinópolis à categoria de município.
A programação de aniversário começa na manhã de sexta-feira com o tradicional desfile cívico na Rua Antônio de Albuquerque, no centro da cidade. No período da tarde, acontece a Marcha para Jesus, seguida por show musical na praça João Ferreira de Albuquerque. À noite, o Centro de Tradições Nordestinas (CTN) recebe os shows de João Haroldo & Betinho, Fábio Costa e DJ Eder Marques.
No sábado (12), a cidade será movimentada pela Cavalgada de Coxim e apresentações de João Bosco & Vinícius, Luana Loureiro e DJ Eder Marques. Também haverá a Trilha Pantanal Coxim, com saída dos jipeiros do TCP/MS às 8h, e a final da Copa Coxim, às 17h, no Estádio André Borges.
As atividades continuam no domingo (13) com a realização do 5º Marathon AMCC Coxim, a Cavalgada com concentração na Praça da Sanesul, almoço com churrasco no CTN e shows de Belchior e Lorenzo & Banda. Às 19h, será celebrada uma Missa de Ação de Graças na Catedral São José.
Como parte da celebração, será inaugurado o Cine Coxim no Anfiteatro José Guedes de Melo, com sessões gratuitas de cinema voltadas aos estudantes da rede municipal ao longo do mês de abril.