Coca-Cola, Ypê e Perdigão lideram o ranking de marcas com maior presença e frequência nos lares brasileiros, refletindo o desempenho do consumo em 2023, o melhor desde o período pré-pandemia. O relatório Brand Footprint 2024, lançado pela Kantar na última terça-feira (21), destaca o avanço dessas empresas no mercado nacional.
A pesquisa da Kantar revela que as top 5 marcas tiveram avanços significativos, aumentando sua presença e frequência nas casas dos consumidores. A Coca-Cola, que lidera o ranking pelo 12º ano consecutivo, reafirma seu posicionamento sólido no mercado. O estudo também mostra um aumento de 20% no consumo dentro e fora do lar no último trimestre de 2023, em comparação com o primeiro trimestre de 2020.
O relatório aponta que 63% das marcas analisadas cresceram em 2023, com destaque para a maior penetração nos lares brasileiros. Elen Wedemann, CEO da Kantar Worldpanel, comentou que o brasileiro gastou, em média, 14,6% a mais por compra em 2023 em comparação a 2022, e as compras de abastecimento ganharam espaço. A classe DE foi a que mais aumentou a frequência de compra, com um incremento de 8%.
Entre as 50 marcas que mais se destacaram, 17 cresceram por meio de novas subcategorias ou submarcas, e outras 51 avançaram pela maior frequência de compra. No segmento de e-commerce, a penetração cresceu para 22,2% em 2023, com 13 milhões de lares compradores. A Natura lidera o ranking de e-commerce, seguida pela Coca-Cola e Ypê. Wedemann sugere que as marcas devem se diferenciar e estabelecer conexões emocionais com os consumidores para se destacar no mercado.