Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Atrativo em Bonito é reaberto após ataques de peixes: Praia da Figueira recebe aval total do Imasul

A Praia da Figueira, atrativo turístico em Bonito (MS), voltou a funcionar integralmente após interdição provocada por ataques de peixes da espécie tambaqui. O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) restabeleceu a licença ambiental da lagoa artificial nesta quinta-feira (10), após a adoção de uma série

A Praia da Figueira, atrativo turístico em Bonito (MS), voltou a funcionar integralmente após interdição provocada por ataques de peixes da espécie tambaqui. O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) restabeleceu a licença ambiental da lagoa artificial nesta quinta-feira (10), após a adoção de uma série de medidas de prevenção.

O espaço havia sido parcialmente liberado em abril, com a instalação de grades de contenção para impedir a entrada de peixes médios e grandes na área de banho, bar molhado e tirolesa. A reabertura completa agora inclui todos os espaços da lagoa.

Segundo o Imasul, a decisão considerou a implantação de ações educativas, estruturais e de monitoramento ambiental que garantem a segurança dos visitantes e a sustentabilidade do atrativo.

Ataques e investigação

De acordo com dados do próprio atrativo e levantamentos do g1, em 2025 já foram registrados 30 ataques, e em 2024 foram 64 ocorrências. Só entre janeiro e março deste ano, 14 turistas foram mordidos por peixes no local, o que gerou ampla repercussão nacional.

A situação levou à fiscalização conjunta do Ibama e do Ministério Público, com foco na identificação de espécies exóticas no balneário — o que é regulado pela Lei Federal nº 140/2011, que proíbe a introdução de animais não nativos no ecossistema brasileiro sem autorização oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *